Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SENAI, a melhor educação profissional do mundo

19 DE AGOSTO DE 2015

 Pela primeira vez a Worldskills, maior competição de educação profissional do mundo, foi realizada no Brasil e em um país da América Latina. A 43ª edição do evento, promovido nos dia 11 a 16 pelo SENAI Nacional e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu quase 1.200 competidores de 59 países que mostraram suas habilidades em 50 profissões, durante quatro dias, em São Paulo, no Anhembi Parque.

Aberto em grande estilo, no Ginásio do Ibirapuera, a Wordskills São Paulo 2015 contou com desfile das delegações e coreografias realizadas por mais de 400 bailarinos. E faço destaque para um dos pontos altos da programação de abertura: a apresentação da Região Norte, com o levantador de toadas David Assayag e dançarinos, que mostraram a dança folclórica do boi de Parintins. Momento que uniu oito mil pessoas que lotavam o ginásio no ritmo da toada.

Com 56 alunos, a maior delegação brasileira de todos os tempos, a equipe do SENAI mostrou talento, garra, determinação e conhecimento. E o resultado não poderia ter sido outro. Nos dois rankings mais importantes da competição, conquistou o 1º lugar por pontos e o 1º lugar no quadro geral de medalhas, entre todos os países participantes. O SENAI arrebatou 27 medalhas e um recorde: 11 de Ouro, 10 de Prata, 6 de Bronze e 19 Certificados de Excelência. Seguido pela Coreia do Sul, França, Japão e China Taipei. É o SENAI se confirmando como a melhor educação profissional.

De maneira inédita, o Amazonas também foi selecionado para participar desse evento internacional, que afere a qualidade da educação profissional, e competiu, na ocupação vitrinismo, com o amazonense Maurício Duarte, de 20 anos, aluno do SENAI Amazonas, motivo de grande orgulho para o Sistema Federação das Indústrias do Estado Amazonas, ao garantir a Medalha de Excelência e o 4º. lugar na competição.

Essa competição de jovens dos cinco continentes foi, sem dúvida, uma privilegiada mostra da conquista do conhecimento, da transferência de tecnologias, da oportunidade de participantes e visitantes absorver as melhores técnicas no ensino de uma profissão que formam profissionais qualificados, tornando a indústria mais competitiva e sustentável.

O Brasil é conhecido não só pelo tamanho de seu mercado interno, mas também pela força de suas indústrias e redes de serviços, além da excelência de seus centros de estudos e da qualificação de seus profissionais.

A indústria é responsável por 23,4% do Produto Interno Bruto nacional, atividade econômica que mais gera empregos e mais procurada por jovens que pretendem iniciar as suas vidas profissionais. Além disso, é o setor que paga os maiores salários a seus funcionários.

Tivemos jovens em demonstração de esforços e excelência, com vontade de aprender mais sobre o movimento da Worldskills, como é o caso do nosso aluno Maurício Duarte, que pretende se aperfeiçoar na profissão. Nada mais gratificante para a equipe do SENAI que dedicou 311 mil horas em preparação de alunos, com 189 técnicos brasileiros, 70 especialistas de 13 países e 21 empresas parceiras.

Que venha Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, próxima sede da Worldskills 2017.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!