INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM MICROELETRÔNICA (ISI)

O SENAI Amazonas é um dos departamentos regionais que vai implantar o Instituto SENAI de Inovação (ISI). Ao todo no Brasil serão 24 institutos.

O programa da CNI para os Institutos de Inovação prevê que a área de Microeletrônica será exclusiva do SENAI Amazonas com abrangência a nível nacional por meio de financiamento em pesquisa em parceria com outros ISI´s.

O modelo de negócio do ISI em Microeletrônica atuará no apoio ao desenvolvimento de startups, por meio de laboratórios, que serão orientados a introduzir produtos de base tecnológica com sofisticação e novas funcionalidades.

O ISI em Microeletrônica do Departamento Regional do Amazonas foi um dos nove escolhidos nacionalmente para o projeto piloto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): O Laboratório Aberto.

O Laboratório Aberto SENAI/AM destina-se a empreendedores, empresas “startups” já instaladas em incubadoras e empresas individuais com registro de Microempreendedor Individual (MEI). Os serviços oferecidos são:

• Espaço de elaboração de protótipos eletrônicos (Hands on);
  • Espaço de cocriação para trocas de ideias de empreendedores e investidores;
  • Capacitação técnica;
  • Desenvolvimento de produtos e protótipos;
  • Orientação e mentoria;
  • Tutoria e assessoria;
  • Acesso a banco de conceitos e patentes;
  • Capacitações de empreendedorismo e treinamentos técnicos;
  • Design de produto e mercado.

A atuação do ISI em Microeletrônica abrange aspectos da eletrônica e biotecnologia, formando um novo pilar de desenvolvimento para o Amazonas.  Os trabalhos em cooperação entre ISI Microeletrônica e outras Instituições do Amazonas, como INPA, UFAM, IFAM são prioridades que visam o desenvolvimento integrado e a busca por soluções para o polo microeletrônico.

A expectativa do diretor do ISI é que os primeiros projetos para a indústria amazonense na linha de automação de processos sejam apresentados brevemente com base em estudos na área de microeletrônica com análise de caracterização e processos de semicondutores, como também desenvolvimento de linhas de serviços de otimização e monitoramento de processos industriais.

Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica

• Sensores Microeletrônicos
  • Packaging e Sensores
  • Sistemas Microeletrônicos
  • Confiabilidade, Caracterização e Análise de falhas
  • Monitoramento de Processo Industrial

Áreas de atuação

Tecnologia de Manufatura de Sensores Microeletrônicos

Sensores Bio Eletrônicos: Identificação de uma molécula de um estrato, metais pesados em garimpo e degradação de tanque de piscicultura.

Montagem e Packaging de Sensores

Engenharia de Packaging: Pesquisa tecnológica para Design Houses e CEITEC na definição de packaging (embalagem).

Sistemas Microeletrônicos: Integração de sistemas eletrônicos e microeletrônicos.

Caracterização e Análise de Falhas: Levantamento das características de funcionamento, análise de falhas e confiabilidade.

Monitoramento de Processos Produtivos: Desenvolvimento de sistemas de controle produtivo e introdução de sensores funcionalizados em linha de produção.

Tecnologia de Manufatura de Sensores Microeletrônicos

• Sensores Bio Eletrônicos
  • Integração de Tecnologia da Microeletrônica com identificação de alterações de Saúde.

Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica.

Av. Rodrigo Otávio, Nº 2394, Distrito Industrial – (ao lado da Gerência de Tecnologia e Inovação)
Fone: (092) 3182-9922 / 98425-4551 (Sr. Casarini)
E-mail: jose.casarini@am.senai.br