O SENAI Amazonas é um dos departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que vão implantar o Instituto SENAI de Inovação. Ao todo, serão 25 institutos em 12 estados brasileiros.

O programa da Confederação Nacional da Indústria para os Institutos de Inovação prevê que a área de Microeletrônica é exclusiva do SENAI Amazonas, com abrangência nacional. Sua implantação se dará por meio de financiamento do BNDES, executando em pesquisa, sob a demanda da indústria, em parceria com outros Institutos SENAI de Inovação.

O modelo de negócio do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica atuará no apoio ao desenvolvimento de startups até grandes empresas. As atividades de P&D&I se darão por meio de laboratórios, que serão orientados a introduzir produtos de base tecnológica com sofisticação e novas funcionalidades.

A atuação do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica abrange aspectos da eletrônica e biotecnologia, formando um novo pilar de desenvolvimento para o Amazonas. Os trabalhos em cooperação entre o Instituto e outras Instituições do Amazonas, como INPA, UFAM, IFAM e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), são prioridades que visam o desenvolvimento integrado e a busca por soluções para o polo microeletrônico.

A expectativa do SENAI Amazonas é de que os primeiros projetos para a indústria amazonense na linha de automação sejam apresentados em breve, com base em estudos na área de microeletrônica, análise de caracterização e processos de semicondutores, como também desenvolvimento de linhas de serviços de otimização e monitoramento de processos industriais.

 

 

 

 

 

  • EMPREENDEDOR E INVESTIDOR – Portfólio de Projetos

  • ICT PARCERIAS – COMPETÊNCIAS

    Humana – Doutores de nível internacional

    Estrutural – Equipamentos de Processo Industrial

    Relacional – Forte interação com empresas e geração de recursos

  • GRANDES EMPRESAS – Manufatura avançada

  • PME – Projetos de baixo custo – Produtividade

  • STARTUP – Impacto Tecnológico – Protótipo

AVALIAÇÃO

Implantação do Conceito Indústria 4.0 para o Resultado das Empresas

  • EMPRESA MEI sendo I + A

    Vai economizar até 10% do faturamento por ano com Indústria 4.0, a partir do desenvolvimento de dispositivos inovadores e testados em
    protótipos para incorporar digitalização e internet das coisas ao processo produtivo ou a um serviço.

  • EMPRESA PME sendo I + A

    Vai economizar até 5% do faturamento por ano com a Indústria 4.0, a partir da incorporação de tecnologias, como automação de movimentos repetitivos, nanotecnologia, digitalização e internet das coisas ao processo produtivo.

  • EMPRESA Grande Porte sendo I + A

    Seria possível atingir uma redução de custos com reparos, com ganhos de eficiência produtiva e em consumo de energia. Outro benefício da Indústria 4.0 é a produção com menores impactos ambientais.

 

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM MICROELETRÔNICA
Av. Rodrigo Otávio, 2394 – Distrito Industrial
Fone: (92) 3182-9922 / 3182-9951
http://www.fieam.org.br/senai/instituto-senai-de-inovação-microeletronica-
isi/
E-mail: isi.microeletrônica@am.senai.br

 

 

 

Pular para a barra de ferramentas