Institucional

SENAI Amazonas

A marca da educação profissional e da inovação tecnológica

Há mais de 60 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), entidade do Sistema FIEAM, forma milhares de trabalhadores através dos seus cursos de nível básico e técnico. A instituição ao longo
dessas seis décadas tem sido referência em Educação Profissional, sendo seu Departamento Regional localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, bairro Distrito Industrial.

Missão

Promover soluções integradas e inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social, competitivo e sustentável da indústria amazonense.
 .

Visão

Ser referência em Educação, Saúde e Segurança, Gestão, Tecnologia e Inovação, com foco em resultados, para a indústria amazonenses até 2022.

 

Política da Qualidade

O SENAI/AM é uma instituição voltada á Educação Profissional e Serviços em Tecnologia e inovação que visa:

1 ) Atender aos requisitos do SGQ ( Sistema de Gestão da Qualidade), das partes interessadas, e requisitos estatutários e regulamentares relacionados aos negócios.

2) Prezar pela excelência no atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.

3) Promover a sustentabilidade do negócio com base em planejamento estratégico.

4) Promover o comprometimento e envolvimento da força de trabalho em ações que minimizem os custos e riscos e maximizem as oportunidades e resultados para o desenvolvimento da organização.

5) Desenvolver ações de melhoria continua do negócio orientadas por indicadores estratégicos.

6) Disponibilizar para o mercado produtos e serviços inovadores em suas áreas de atuação. que promovam o fortalecimento e o desenvolvimento da indústria no Estado do Amazonas.

Valores

  • ► Ética  e transparência ( Fazemos e comunicamos o que é certo).
  • ► Valorização de Pessoas ( Transformamos vidas).
  • ► Criatividade ( Buscamos a inovação contínua).
  • ► Clientes ( Nossa razão de ser).

 

Educação Profissional

O SENAI Amazonas possui quatro unidades fixas de Educação Profissional: A Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias; Escola SENAI Antônio Simões; Escola SENAI Waldemiro Lustoza e Escola SENAI Demóstenes Travessa que atuam nas áreas:

Metalmecânica, Eletroeletrônica, Informática, Automação, Telecomunicações, Automotiva, Soldagem, Plástico, Refrigeração, Construção Civil, Alimentos, Vestuário, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Transporte e Gestão.

Além das Escolas na capital, a instituição conta com três Agências de Treinamento, localizadas nos municípios de Itacoatiara, Coari e Iranduba, Centro Integrado de Educação SESI SENAI Padre Francisco Luppino (Parintins) e duas unidades fluviais: Os barcos-escola Samaúma I e II, e quatro carretas.

Modalidades

Iniciação Profissional – Cursos destinados a jovens e adultos, independente de escolaridade, no qual o aluno é qualificado para desenvolver habilidades básicas de uma profissão.

Especialização – Cursos destinados a profissionais que atuam na área de usinagem e manutenção.

Aprendizagem Industrial – Cursos destinados a jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, com escolaridade mínima do 9º ano do Ensino Fundamental, para adquirir Formação Profissional, na forma da legislação do Decreto 5.598 de 1/12/05, os quais permitem  estágios nas organizações.

Aperfeiçoamento Profissional – Cursos que atualizam o conhecimento do aluno referente a uma determinada atividade profissional.

Qualificação Profissional Básica – Cursos destinados para maiores de 16 anos que recebem formação profissional para atender as necessidades do mercado.

Habilitação Profissional –  Cursos destinados a alunos do Ensino Médio ou equivalente que recebem formação técnica em determinadas áreas profissionais.

Serviços Tecnológicos e de Inovação (STI)

Além da formação profissional, o SENAI Amazonas oferece soluções aos problemas industriais por meio de seu portfólio de cursos em diferentes áreas e prestação de Serviços Tecnológicos e  de Inovação (STI). Para desenvolver os STI’s, os técnicos do SENAI/AM utilizam moderna infraestrutura com laboratórios de automação, eletroeletrônica, refrigeração, soldagem, metrologia, usinagem e tornearia mecânica e a CNC, madeira/móvel, hidráulica, cerâmica vermelha, panificação, confecção do vestuário, entre outros.

Pular para a barra de ferramentas