Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

1O  SENAI/AM conta com as ações de inovações como o barco-escola Samaúma, unidade fluvial pioneira  da instituição.

O barco Samaúma foi inaugurado em 1979 e surpreende a população dos Estados do Norte por ser uma embarcação modernamente equipada, de três conveses, além das salas de aulas tradicionais.

2Nesse cenário, o sucesso da unidade fluvial do SENAI-DR/AM motivou a instituição a iniciar o projeto de construção do Samaúma II que foi inaugurado em fevereiro de 2014, tornando-se realidade para reforçar o trabalho desenvolvido.

Ao longo de seus 37 anos ele aportou em 64 municípios do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, formando e certificando mais de 51 mil alunos em diversas áreas  profissionalizantes.

3Em sua infraestrutura de alta tecnologia naval, o Samaúma II conta com três conveses, além do convés de máquinas, medindo 7 metros a mais que o Samaúma I, 13 metros de altura, 10 de largura, 42 metros de comprimento e com capacidade de deslocamento de até 14 nós de velocidade.

Possui ainda, 7 oficinas/laboratórios nas áreas de mecânica, mecânica industrial, tecnologia da informação, energia solar, alimentos e análise de água.

Os instrutores do Samaúma II ministram cursos gratuitos embarcados e desembarcados em cinco cidades aportadas por ano, capacitando 3 mil alunos. O barco-escola passa entre dois a três meses em cada lugar, disponibilizando até 34 cursos. 4

Além dos cursos profissionalizantes, a nova unidade fluvial e sua tripulação transmitem conceitos de sustentabilidade como o de aproveitamento e tratamento de águas pluviais e a utilização na embarcação e reciclagem de resíduos sólidos gerados no exercício do ensino/aprendizagem e na utilização da energia solar para aquecimento da água e do fornecimento de até 20% do consumo do Samaúma II.

6Com os dois barcos-escola, o SENAI Amazonas qualifica em média 10 mil alunos por ano. Dessa forma, a CNI, FIEAM e SENAI fomentam o conhecimento pela Amazônia, levando a educação profissional por todo esse território.

Os barcos do SENAI-DR/AM percorrem cinco municípios por ano pela solicitação das prefeituras interessadas na qualificação disseminada pelos nossos instrutores.

A programação de 16 cursos é ministrada no período de dois meses e meio, tempo que a embarcação fica ancorada no porto da cidade.

Os cursos são:

Para solicitar as atividades desenvolvidas pelos Samaúma I e II, o prefeito deve oficializar o pedido por meio de carta ao diretor regional do SENAI e ao gerente da Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias – ESAMC.

 

 

 

Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias

Áreas: Alimentação, Confecção do Vestuário e Segurança na área de Transporte.

Av. Rodrigo Otávio, 2394 _ Distrito Industrial.

Fone: (0xx92) 3182-9937/ 9947

E-mail: [email protected]

error: Content is protected !!