O SENAI/AM conta com as ações de inovações como o barco-escola Samaúma, unidade fluvial pioneira da instituição.
O barco Samaúma foi inaugurado em 1979 e surpreende a população dos Estados do Norte por ser uma embarcação modernamente equipada, de três conveses, além das salas de aulas tradicionais.
Nesse cenário, o sucesso da unidade fluvial do SENAI-DR/AM motivou a instituição a iniciar o projeto de construção do Samaúma II que foi inaugurado em fevereiro de 2014, tornando-se realidade para reforçar o trabalho desenvolvido.
Ao longo de seus 37 anos ele aportou em 64 municípios do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, formando e certificando mais de 51 mil alunos em diversas áreas profissionalizantes.
Em sua infraestrutura de alta tecnologia naval, o Samaúma II conta com três conveses, além do convés de máquinas, medindo 7 metros a mais que o Samaúma I, 13 metros de altura, 10 de largura, 42 metros de comprimento e com capacidade de deslocamento de até 14 nós de velocidade.
Possui ainda, 7 oficinas/laboratórios nas áreas de mecânica, mecânica industrial, tecnologia da informação, energia solar, alimentos e análise de água.
Os instrutores do Samaúma II ministram cursos gratuitos embarcados e desembarcados em cinco cidades aportadas por ano, capacitando 3 mil alunos. O barco-escola passa entre dois a três meses em cada lugar, disponibilizando até 34 cursos.
Além dos cursos profissionalizantes, a nova unidade fluvial e sua tripulação transmitem conceitos de sustentabilidade como o de aproveitamento e tratamento de águas pluviais e a utilização na embarcação e reciclagem de resíduos sólidos gerados no exercício do ensino/aprendizagem e na utilização da energia solar para aquecimento da água e do fornecimento de até 20% do consumo do Samaúma II.
Com os dois barcos-escola, o SENAI Amazonas qualifica em média 10 mil alunos por ano. Dessa forma, a CNI, FIEAM e SENAI fomentam o conhecimento pela Amazônia, levando a educação profissional por todo esse território.
Os barcos do SENAI-DR/AM percorrem cinco municípios por ano pela solicitação das prefeituras interessadas na qualificação disseminada pelos nossos instrutores.
A programação de 16 cursos é ministrada no período de dois meses e meio, tempo que a embarcação fica ancorada no porto da cidade.
Os cursos são:
- Educação Alimentar (Cozinha Brasil);
- Higiene e Manipulação de Alimentos;
- Qualidade no Atendimento ao Cliente;
- Operador de Microcomputador;
- Instalador Elétrico Residencial;
- Confeiteiro Industrial;
- Instalador Hidráulico Residencial;
- Mecânico de Motocicletas;
- Mecânico de Motor de Popa;
- Mecânico de Motores Diesel;
- Modista Costureiro;
- Padeiro;
- Pedreiro;
- Informática Avançada;
- Excel Avançado;
- Reparador de Condicionador de Ar (Janela e Split).
Para solicitar as atividades desenvolvidas pelos Samaúma I e II, o prefeito deve oficializar o pedido por meio de carta ao diretor regional do SENAI e ao gerente da Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias – ESAMC.
Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias
Áreas: Alimentação, Confecção do Vestuário e Segurança na área de Transporte.
Av. Rodrigo Otávio, 2394 _ Distrito Industrial.
Fone: (0xx92) 3182-9937/ 9947
E-mail: corem.esamc@am.senai.br