Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias

Escola SENAI Demóstenes Travessa

24 de maio de 2011

Laboratório de Cerâmica do SENAI beneficia Polo Oleiro do Amazonas

A indústria cerâmica local não precisa mais testar a qualidade de suas peças fora de Manaus. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) dispõe do Laboratório de Cerâmica Vermelha, um espaço destinado aos serviços técnicos e tecnológicos do segmento.

Nos ensaios de blocos e telhas, são ponderadas as determinações de dimensões, resistências a compressão, da massa seca e do índice de absorção de água dos blocos cerâmicos. Quanto às telhas, são avaliadas as dimensões, empeno, torção, galga mínima, massa, absorção de água, carga de ruptura à flexão em três pontos e verificação de sua impermeabilidade.

Ao visitar ontem o laboratório na Escola SENAI Demóstenes Travessa, a presidente do Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas, Hyrlene Ferreira, disse que o laboratório do SENAI vai diminuir os gastos dos empresários da indústria oleira na avaliação de seu produto, que tinham uma logística cara, deficiente e difícil para mandar amostra aos laboratórios mais próximos como de São Paulo e Minas Gerais

O gerente da escola, Eduardo Matos, revelou que recente auditoria atestou que o laboratório possui condições para oferecer ensaios cerâmicos para a certificação da qualidade de blocos e telhas.  Segundo Matos, o projeto do Laboratório de Cerâmica foi concebido com o objetivo de atender principalmente as olarias instaladas nos municípios de Iranduba e Manacapuru, onde se empregam cerca de 10 mil trabalhadores diretos.

“O laboratório é voltado para a prestação de serviços à indústria, visando à qualidade dos tijolos e telhas cerâmicas. Os ensaios são realizados por técnicos qualificados em uma instalação apropriada e com equipamentos de ponta, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela instituição”, disse o gerente.

“Os ensaios cerâmicos realizados em Manaus são passo importante para a melhoria dos nossos produtos. Com a avaliação mais acessível poderemos cobrar mais qualidade dos tijolos e telhas fabricadas no Amazonas, bem como corrigir e adotado procedimentos de melhorias no processo produtivos utilizados no Estado”, afirmou a presidente do Sindicato de Olaria.

O proprietário da empresa Cerâmica Rio Negro, Antônio da Mata, acompanhou a visita como ceramista e vice-presidente do Sindicato. Mata aproveitou a oportunidade para deixar amostras da sua produção, prospectando futuras melhorias após o relatório desenvolvido pelos técnicos do SENAI.

Falta mão de obra qualificada

Mata apontou ao gerente da Escola SENAI Demóstenes Travessa a carência por conhecimento profissionalizante no segmento cerâmico, problema crônico no Polo de Iranduba. A precária formação dos trabalhadores impede o crescimento da produção, impactando diretamente na baixa qualidade do produto e dificultando o desenvolvimento tecnológico nas olarias.

“Para inserir a modernidade na produção de cerâmicas precisamos que esta mão de obra tenha formação básica e profissional, pois sem o conhecimento não há como automatizar os processos, tão pouco ter qualidade”, acredita Antônio da Mata.

Eduardo concluiu a apresentação do Laboratório de Cerâmica Vermelha com a proposta de realizar reunião na 1ª quinzena de junho com ceramistas sindicalizados e empresários da área, trazendo para este encontro, técnicos do Organismo de Certificação de Produtos do SENAI Mario Amato. A reunião terá pauta de discussão, onde serão abordados, entre outros assuntos, os benefícios da certificação das cerâmicas como ferramenta indispensável para a sustentabilidade dos negócios, bem como o cenário oleiro nas demais regiões do País.

A Escola SENAI Demóstenes Travessa oferece também mais de 20 cursos de qualificação profissional nos diversos segmentos da construção civil, além de serviços técnicos e tecnológicos nas áreas de madeira/móvel e certificação de pessoas de profissionais que atuam como pedreiros, instaladores elétricos, pintores e encanadores.

Mais informações sobre serviços e programação de cursos diretos na Escola, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, 510, Distrito Industrial, pelos telefones 3614-5900/5901, ou pela Internet no endereço eletrônico do portal do Sistema FIEAM http://www.fieam.org.br/site/