Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias

Escola SENAI Antônio Simões


Escola SENAI Waldemiro Lustoza


Escola SENAI Demóstenes Travessa



28 de janeiro de 2011

SENAI lança curso de Mestre de Obras




Novos empreendimentos no setor da construção civil e imobiliário requerem mão de obra qualificada para atuarem nestes segmentos produtivos da indústria. Para atender a demanda do mercado, a Escola SENAI Demóstenes Travessa, unidade de educação profissional voltada para a formação dos trabalhadores da construção civil, lançou a primeira turma do curso de Mestre de Obra, com inicio neste mês.

Segundo a coordenadora de Relações com o Mercado da Escola, Ellen Souza, as 25 vagas da primeira turma e da segunda, programada para fevereiro, foram todas preenchidas. Os participantes devem ter atuado na área há mais de três anos, sendo este um dos pré-requisitos para se candidatar ao curso.

Qualificação profissional para a indústria da construção civil

Qualificação profissional para a indústria da construção civil

O SENAI propõe aos alunos conteúdo programático de 600 horas, ministrado em oito meses de aulas teóricas. As disciplinas, direcionadas às ações desenvolvidas pelo mestre de obras, serão apresentadas em quatro módulos por instrutores técnicos e de nível superior, dotados de larga experiência no segmento da construção civil.

“Diferente de outros cursos oferecidos no Estado, com tempo reduzido para o aprendizado, o SENAI busca capacitar o trabalhador da construção com a finalidade de prepará-los com sólido conhecimento e consciência da responsabilidade de desenvolver as atividades atribuídas ao mestre de obras”, explica. Ellen destaca ainda que este profissional é o segundo mais importante na supervisão de uma edificação.

O instrutor das disciplinas materiais e processos produtivos da construção, engenheiro civil Frank Rodrigues, de 38 anos, explica que o mestre de obras tem a função de auxiliar o engenheiro responsável e de comandar a equipe de execução da obra na ausência do profissional.

“Hoje o mercado espera do mestre de obras várias noções em diversas áreas da construção, bem como habilidades de redação e elaboração de relatórios, atenção para a qualidade do serviço desenvolvido, segurança dos trabalhadores e a sensibilidade para avaliar os impactos e os cuidados a serem tomados com o meio ambiente”, frisa o engenheiro. 

Os benefícios da nova qualificação para pedreiros, auxiliares e demais profissionais do segmento que procuram o crescimento e reconhecimento profissional são inúmeros, mas para o encarregado geral de obras, Antenor Brasil, de 37 anos, adquirir novos conhecimentos e agregar essas informações na construção de uma boa obra são os interesses que o levaram a participar do curso.

A qualificação em mestre de obras é voltada à gestão, na qual são apresentados conteúdos sobre gestão dos serviços, planejamento executivo, execução e orçamento da obra, gerenciamento da equipe, segurança do trabalho, controle ambiental entre outros métodos e técnicas modernas pertinentes aos processos construtivos.

“Estou aprendendo mais sobre a construção civil aqui no SENAI. O curso de mestre de obras será fundamental para minha carreira e minha futura promoção de cargo e salário”, completa o aluno Antenor Brasil.

A Escola SENAI Demóstenes Travessa está com uma lista de espera para o curso de mestre de obras de mais de 100 candidatos. Para atender os clientes e alunos, a coordenadora de Relações com o Mercado da Escola informa que até junho será programada a abertura de novas turmas, com limite de 25 vagas por turma. O investimento para participar do curso de Mestre de Obras é de R$ 1.500,00, valor este que pode ser divido em oito vezes de R$ 187,50.

Além do curso de Mestre de Obras, a Escola SENAI Demóstenes Travessa está com inscrições abertas para mais de 10 cursos na área da construção civil. As informações sobre a programação de cursos disponíveis no primeiro trimestre de 2011 podem ser adquiridas pelos telefones 3614-5900/5901, site http://www.fieam.org.br/senai/cursos-ciet.php, ou direto na Central de Matrícula da escola, na Avenida Rodrigo Otávio, 510, Distrito Industrial, próximo ao Studio 5.

.



Outras Notícias

28.10.2014 - SENAI comemora Dia Nacional do Livro

23.10.2014 - Processo seletivo nº 0015- 2014 – Professor/ Licenciatura em Letras – SENAI

23.10.2014 - Processo seletivo nº 0013-2014 – Técnico de Nível Superior ( Cód. 03)/Administração, Economia, Contabilidade ou Ciência da Computação – SESI/SENAI

21.10.2014 - Processo seletivo nº 0006 – 2014 – Instrutor I/Ensino Médio completo, curso técnico completo em Mecânica ou cursos de qualificação na área respeitando carga horária mínima de 160 horas – SENAI


Destaques

Links

Manaus mais ver site

Jornal Do Comércio ver site

Super Abril ver site

  • SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
    Av. General Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial - Manaus - Amazonas - CEP:69075-830
    Fone: (92) 3182-9999
    E-mail: faleconosco@fieam.org.br

    NEWSLETTER

    Cadastre-se e receba informações sobre o sistema FIEAM: