DAMPI

Incubadoras Empresariais

10 de agosto de 2011

Chineses apresentam oportunidades de negócios entre Brasil e China na FIEAM

O diretor da Canton Fair apresentou as vantagens de se participar da maior feira de importação e expostação da Ásia

O diretor-presidente da Canton Fair, Wang Qingyuan, esteve na última terça-feira (9) no auditório Auton Furtado, acompanhado por uma comitiva chinesa, para apresentar as vantagens da maior feira da Ásia, a Canton Fair, aos empresários amazonenses no Seminário de Oportunidades de Negócios entre Brasil e China.

O encontro foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN Amazonas) e com apoio do Sebrae e da Associação Comercial do Amazonas (ACA).

A programação foi direcionada aos executivos da indústria, comércio e serviço com o objetivo de sensibilizá-los para a internacionalização de suas produções, prospectando novos mercados na China através da exposição de produtos amazonenses na 110ª edição da Canton Fair.

“A Canton Fair é um canal importante para comércios exteriores e estimula o desenvolvimento das comunicações econômicas da China”, disse Qingyuan, ressaltando que é a feira número 1 dos chineses.

Segundo Wang Qingyuan, na 109ª edição foram gerados mais de US$ 36 bilhões em negócios, subindo o volume de rotação comercial de 5,8% em comparação à de 2009. O balanço da Canton Fair de 2010 apontou aumento do número de visitantes, expositores e vendas de mais de 150 mil tipos de produtos, atraindo cerca de 210 mil compradores de 209 países e regiões.

Seminário foi promovido pela FIEAM e contou com a comitiva chinesa da Canton Fair

A feira é realizada na província chinesa Guangzhou em uma área de exposição de 1.160.000m², onde ficam distribuídos 58.699 estandes. Os segmentos expostos são apresentados em três fases, com início no dia 15 a 19 de outubro, período de exposição dos produtos eletroeletrônico, eletrodoméstico, hardware, ferramentas, máquinas, automóveis e peças de reposição, materiais de construção, equipamentos de iluminação e produtos químicos. A segunda fase ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro, contemplando os bens de consumo, presentes e artigos de decoração. E, por último, será nos dias 31 de outubro a 4 de novembro, expondo artigos têxtil e vestuário, calçados, artigos de escritório, estojos e bolsas, produtos de recreação, medicamentos, dispositivos médicos, produtos de saúde e alimentação.

O empresário Silvio Proença, do ramo de beneficiamento de produtos de origem do guaraná, visitou a Canton Fair em 2010 como comprador e observador. Para Silvio, a experiência lhe abriu os olhos para o mercado asiático que tem uma cultura favorável para aquisição de seus produtos, como o chá de guaraná. Para o empresário, é importante conhecer novas economias para diversificar os clientes que hoje valorizam cada vez mais os produtos do Amazonas.

“O empresário deve buscar novos horizontes comerciais e ter essência de empreendedor, quebrando barreiras sem ter medo de correr riscos. Na minha ida à China realizei alguns contatos, o que vem me permitindo conquistar aos poucos este mercado e o gosto dos chineses”, declara Proença, proprietário da Guaranamazon.

A técnica do CIN Amazonas, Tereza Oliveira, lembra que o Centro Internacional da Indústria possui uma programação especial aos empresários com interesse de participar da 110ª edição da Canton Fair.

“O CIN Amazonas apóia o empresário regional em missões internacionais, incentivando-os ao acesso e prospecção no comércio exterior. A Missão Empresarial Brasileira à China 2011 visa buscar novas oportunidades de negócios fora do Brasil, tonando possível a aproximação da empresa regional do comprador em potencial”, explica Tereza.

A programação sensibilizou empresários da indústria, comércio e serviços do Amazonas

As inscrições para a Missão à China estão abertas e enceram no dia 2 de setembro. O investimento no pacote de viagem é de US$ 5.950,00 para apartamento duplo e R$ US$ 6.915,00 para apartamento single mais as taxas de embarque. Os valores são parcelados e os pacotes incluem passagem aérea, seguro viagem, visto chinês/ Emirados Árabes, ingresso à Canton Fair, almoço para os dias de visita, intérpretes para cada 10 participantes, acompanhamento técnicos da Federação das Indústrias, entre outros serviços. Mais informações sobre toda programação da Missão e inscrições pelo telefone 3631-0907 ou 3631-0899 e e-mail tereza.oliveira@fieam.org.br