Saúde Ocupacional

PantherMedia A21138822

DSEV – Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida

O Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida é realizado por meio de entrevista com os trabalhadores para saber o que cada um tem a dizer sobre sua saúde, condições de trabalho e estilo de vida. O trabalhador participa ainda do circuito de saúde. Esse mapeamento visa diagnosticar precocemente as doenças crônicas não transmissíveis (DNTs), tais como hipertensão e diabetes, na análise das condições associadas ao risco elevado dessas doenças, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse, permitindo o acesso a soluções que possibilitem a prevenção das DNTs.

Programas de Saúde

Programa Saúde da Mulher

Programa voltado para ações de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e de mama. O atendimento é realizado na própria empresa, por meio das seguintes atividades: Sensibilização; Anamnese Social; Coleta Citológica; Consulta com Médico.

Programa SESI Saúde Psicossocial

Busca oferecer um espaço de escuta e apoio psicológico ao trabalhador, atuando na promoção da saúde psicossocial, na prevenção de doenças relacionadas aos fatores psicossociais e na intervenção das causas desse adoecimento.

Programa Homem Saudável

Tem objetivo de melhorar a qualidade de vida do homem industriário, por meio de sensibilizações para mudança de hábitos e estilos de vida, com vista a reduzir a morbidade provocada pela incidência de câncer de próstata e do órgão sexual masculino, bem como abordar a sexualidade masculina, conscientizando da importância da realização dos exames preventivos.

Programas de Cumprimento Legal: Atendimento às NR’s relacionadas a PPRA/PCMSO, PCMAT/ PCMSO, PPRA

O SESI colabora com a empresa industrial no cumprimento das Normas Regulamentadoras por meio de ações preventivas de Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Programa que visa identificar, avaliar e classificar os riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos) e elaborar um planode ação para a empresa, visando a constante antecipação, reconhecimento, caracterização e monitoramento dos perigos e fatores de riscos relacionados à atividade laboral.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O programa é um conjunto de ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores baseado no perfil dessa população, nos perigos e fatores de riscos identificados no ambiente trabalho. O SESI/ AM realiza a gestão, elaboração e coordenação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), execução de exames clínicos ocupacionais e exames complementares (laboratoriais, toxicológicos, audiometria, espirometria, radiológicos, entre outros).

Serviços de Assessoria e Consultoria em Ergonomia e Segurança do Trabalho

Assessora as empresas na implementação de melhorias no ambiente de trabalho, com objetivo de minimizar os riscos ergonômicos, cumprir a legislação e padrões de SST, a fim de prevenir os acidentes e doenças do trabalho e, consequentemente, os afastamentos deles advindos. Serviços de Assessoria e Consultoria em Alimentação e NutriçãoAssessora as empresas quanto aos procedimentos operacionais obrigatórios que uma unidade de alimentação e nutrição, segundo a NR 216 ANVISA, deve possuir.

Medicina do Trabalho – Consulta médica admissional, periódico, demissional, retorno ao trabalho e mudança de função.

Consultas voltadas à saúde ocupacional para prevenção e diagnóstico de doença do trabalho, tendo como base o PCMSO. Os atendimentos são realizados no próprio SESI ou na empresa (mínimo de 20 trabalhadores). Ao final de cada consulta é emitido o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) para cada trabalhador.

Execução de gesto vacinal

A vacina é uma das principais aliadas dos programas de Saúde do Trabalhador, pois possibilita, a partir de ações simples e com custo reduzido, a promoção da saúde dos trabalhadores com diminuição do risco de absenteísmo. O SESI, em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, possibilita aos trabalhadores aplicação de vacinas de rotinas (Febre Amarela, Antitetânica, Tríplice Viral e Hepatite B).

Saúde e Segurança do Trabalho

Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho – AET

Avalia os postos de trabalho, sugerindo melhorias que atendam às necessidades da empresa quanto à preservação da saúde física e mental do trabalhador com foco na segurança, condições de trabalho e produtividade visando proporcionar qualidade de vida.

Laudos Técnicos de Segurança no trabalho

Laudos Periciais (Insalubridade, Periculosidade e LTCAT)

A emissão de laudos tem a finalidade de atender às exigências das Normas Regulamentadoras 15 (atividades e operações insalubres), e da Norma Regulamentadora 16 (atividades e operações perigosas), visando a caracterização da insalubridade e/ou periculosidade.

O documento é exigido pela legislação previdenciária (INSS) para fins de caracterização de condição especial de atividades laborais, com análise quantitativa e qualitativa da exposição dos trabalhadores aos riscos existentes no ambiente laboral (agentes físicos, agentes químicos e agentes biológicos).

O LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho visa atender a legislação previdenciária do INSS (Decreto 3048, de 6 de maio de 1999), cuja elaboração tem objetivo de identificar os agentes nocivos (físicos, químicos e biológicos) para fins de concessão de aposentadoria especial. Esses documentos são elaborados especificamente por Engenheiros de Segurança.

Meio Ambiente

Avaliação QuímicaAvalia os riscos químicos provenientes dos processos industriais realizados no ambiente de trabalho em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tipo de exposição.

Avaliação de Vibração

Avalia, quantifica e monitora exposição ocupacional por meio de vibrações do corpo inteiro, mãos e braços para atendimento às exigências da Lei nº 6.514 de 22/12/1977, Portaria nº. 3.214 de 8 de junho de 1978 que aprova as Normas Regulamentadoras nº 9 e nº 15. PPEOB – Programa de Prevenção de Exposição ao Benzeno. Este programa é aplicável para empresas que produzem, transportam, armazenam, utilizam ou manipulam BENZENO e misturas líquidas acima de 1% (um por cento). Foi estabelecido por meio da Portaria n° 14 de 20 de dezembro de 1995, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho e tem como objetivo controlar a exposição ocupacional dos trabalhadores ao Benzeno.

Avaliação de Ruído Externo

Quantifica e avalia o nível de pressão sonora (ruído) dos processos/atividades de empresas industriais e de serviços, de acordo com os métodos e procedimentos fixados na Norma Brasileira Regulamentadora – NBR 10151:2000 Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Avaliação da Qualidade do Ar de Ambientes ClimatizadosAvalia a Qualidade do Ar de Ambientes Climatizados para atender os requisitos legais aplicáveis estabelecidos na Resolução nº 09, de 16 de janeiro de 2003, da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Informações sobre programas, consultorias e diagnóstico:

SAÚDE OCUPACIONAL

Central de Atendimento – Setor de Relações com Mercado Saúde

E-mail: serem.saude@sesiam.org.br

(92) 3186-6621.

Pular para a barra de ferramentas