Publicada em 6 de fevereiro de 2020 às 4h53

Equipes se preparam para Torneio SESI de Robótica

Alunos do interior do Amazonas criam projetos para melhoria e conservação dos espaços públicos

Os amantes de robótica podem se agendar para esta sexta-feira e sábado, no SESI Clube do Trabalhador, que vai sediar a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL). O evento motiva alunos de escolas públicas e particulares a desenvolver soluções para problemas das cidades. A etapa regional do Torneio FLL será realizada das 7h30 às 17h30 e a entrada é gratuita.

Para atender ao tema City Shaper (Cidades Inteligentes), alunos da Escola SESI de Iranduba, Itacoatiara e Parintins desenvolvem projetos para controle digital do consumo de energia elétrica, revitalização sustentável de praça pública e redução dos lixos nas ruas da cidade. A Lego Master, equipe da Escola SESI Padre Francisco Luppino, enfrentou nove horas de viagem em lancha a jato, do município de Parintins a Manaus, para trazer o projeto de revitalização da Praça Eduardo Ribeiro, onde funcionou a antiga prefeitura município, distante 369 quilômetros da capital. Dez alunos criaram projeto para transformar o patrimônio histórico abandonado em uma praça sustentável.

A equipe propõe um modelo de praça preocupada com a preservação do meio ambiente, com utilização de telhados ecológicos, madeira reaproveitada, teto solar e tintas com base vegetais. “Não pensamos só em revitalizar e sim em dar funcionalidade à praça para o povo parintinense, com museu, academia ao ar livre, jardim, parquinho, pista para caminhada e biblioteca, todos utilizando materiais sustentáveis e alternativos”, explicou o técnico da equipe Lego Master, Helyssandro Tavares.

Alunos do 4º e 5º ano da Escola SESI David Nóvoa Alvarez, em Iranduba, também estão desenvolvendo ideias para melhoria do município. As equipes Engenheiros do Futuro e Iranbótica criaram projetos para combater o lixo intensivo nas ruas da cidade, por meio de uma petição pública, e controlar por meio de tecnologia digital no celular o consumo de energia e água, monitorando o valor que irá ser pago.

A técnica da equipe Iranbótica, Débora Mesquita, relatou que os projetos têm uma ideia de reorientação para a comunidade e que para sua aplicação é necessário tempo de adaptação por parte da população. “Os projetos são mais sobre conscientização, ou seja, reorientar o cidadão para viver melhor, tanto controlando mais sua energia e consumo de água, quanto no combate ao lixo presente nas ruas do Cacau Pirêra”, disse ela.

O problema do lixo também foi uma realidade apresentada e criada pelos alunos da Escola SESI Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara. A equipe Brasileiríssimos, formada por alunos do 9º ano e 2º ano do ensino médio, desenvolveu projeto para otimização do sistema de coleta de lixo. A ideia é criar uma lixeira de coleta seletiva eletrônica que, por meio de uma placa elétrica com sensor, sinaliza diretamente para o serviço de coleta pública, cooperativas, associações e/ou pessoas que trabalham com reciclagem à medida que as lixeiras estejam cheias.

“O protótipo da lixeira eletrônica foi construído com material de baixo custo, como canos, confecções de pvc, embalagens de batata, fios eletrônicos, lâmpadas led e um tablet. A fonte de energia do outdoor e das lixeiras será por meio de uma placa de energia solar”, relata a técnica da equipe Brasileiríssimos, Nesmara Raposo.

Esses e outros 25 projetos fazem parte da etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica FLL. Avaliados em quatro categorias: Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values, a competição este ano tem 29 equipes, formadas por estudantes de escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

 

 

Conheça os projetos das Escolas SESI Amazonas no Torneio Região Norte:

 

Equipe Rebel’s Tech

Local: Manaus (AM)

Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa

Projeto: Requalificação de espaços urbanos- Parque Legoland Santa Casa de Misericórdia.

Responsável: Guilherme Vilagelim.

Alunos: Nicole Monteiro, Bianca Coelho, Christian Joriel, Diogo Fernandes, Lana Barros e Renan Oliveira.

 

Equipe Tucumanos

Local: Manaus (AM)

Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa

Projeto: Mobilidade da cidade de Manaus- Reorganização da dinâmica de rotação de transportes coletivos públicos.

Responsável: Solange Silva

Alunos: João Victor de Medeiros, Emily Brito, Luiza Marcolino, Ana Luiza Mantovani e Giovanna Medeiros.

 

 

Equipe Team Prodixy

Local: Manaus (AM)

Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa

Projeto: Novo modelo de moradia- Construção de casas com materiais mais baratos e sustentáveis.

Responsável: Solange Silva

Alunos: Erick Nava, José Orlando, Bernardo Macêdo, João Viga, Paula Moreira, Bruna Amaral e Rayssa Pachioni.

 

 

Equipe Lego Star

Local: Manaus (AM)

Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa

Projeto: Requalificação de espaços urbanos- Projetar praças e parques acessíveis aos portadores de necessidade especial ou mobilidade reduzida.

Responsável: Solange Silva

Alunos: Vinícius Mendonça, Cidia Oliveira, Arthur Ramos, Layana Scharff, Maíra da Silva e Emily Lopes.

 

 

Equipe Black and White

Local: Manaus (AM)

Escola SESI Dr. Adalberto Ferreira do Valle

Projeto: Sistema de Filtragem e gerador de Energia Sustentável no Parque do Mindu.

Responsável: Marcelania Carvalho Gouvêa e Elenice Castilho

Alunos: Guilherme Moreira, Endrik Monteiro, Gustavo dos Santos, Maria Eduarda Sarmento, Yasmim Lima, Maria Paula Souza e Luis Felipe Kawashima.

 

 

Equipe Iranbotica

Local: Iranduba

Escola SESI David Nóvoa Alvarez

Projeto: Controle Inteligente do consumo de energia e água.

Responsável: Débora Mesquita e Swanny Brito

Alunos: Assis Coelho, Beatriz Campos, Heloíza Nascimento, Mirella Teixeira.

 

 

 

Equipe Engenheiros do Futuro

Local: Iranduba

Escola SESI David Nóvoa Alvarez

Projeto: Combate intensivo do lixo nas ruas do Cacau Pirêra

Responsável: Márcia Braga e Maria Benedita Neta

Alunos: Matheus Silva, Alex Bryan Souza, Murilo Pinheiro, Letícia da Silva.

 

Equipe Brasileiríssimos

Local: Itacoatiara

Escola SESI Abrahão Sabbá

Projeto: Lixeira de coleta seletiva eletrônica com outdoor informativo

Responsáveis: Nesmara Raposo e Suelene Amazonas

Alunos: Vinicius Gama Macedo, Yan Vinicius Levy Ferreira, Dimily Marcela Paiva de Matos, Vinícius Kenzo Kawati Ito, Sarah Gabrielle Maklouf de Sena e Dheny Kelly dos Reis Andrade.

 

 

 

Equipe Lego Master

Local: Parintins

Escola SESI PE. Francisco Luppino

Projeto: Revitalização sustentável da Praça Eduardo Ribeiro.

Responsável: Helyssandro Tavares e Adson Figueiredo

Alunos: Ana Luiza, Fabio Júnior, Raina Melissa, Gabriel Romanini, Thais Vasconcelos, Emily Moreira, Eduardo Roberto, Mariah Pierre, Gloria Letícia e Ingrid Rezende.

 

 

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas