Publicada em 24 de agosto de 2019 às 8h46

Público prestigia escritoras e shows musicais no FLICS 2019

Aberta ontem (23), no Clube do Trabalhador, a 3ª edição do Festival Literário e Cultural SESI (FLICS) com bastante público que prestigiou a escritora de crônicas e histórias infanto-juvenis e poesias, Ana Maria Peixoto e, a grande homenageada desta edição, jornalista e escritora Etelvina Garcia, entre outras concorridas atrações, como o musical “A chapeuzinho amarelo” e o show com Lorenzo Fortes, representante amazonense do The Voice Kids 2018, que encerrou o primeiro dia do FLICS 2019.

A escritora Ana Maria Peixoto apresentou a história “A cobra e o papagaio”, extraído do livro “História de Bichos da Amazônia”, e atraiu a atenção de crianças e adultos, como a médica aposentada Lizia Mara Brito, 82 anos, e o neto, Haroldo Amorim, 32 anos, recém-chegados em Manaus, que estavam entusiasmados com a história da Amazônia contada pela escritora.

“Venho de uma família estudiosa, amante da leitura, fiquei encantada ao ver a apresentação da escritora, e mais encantada em ter a oportunidade de conhecê-la e ainda comprar o seu livro. Saio muito satisfeita, virei fã dela”, disse a médica aposentada. Para Haroldo, é muito importante eventos que proporcionem à nova geração conhecer a história do nosso país, contada por quem a viveu. “Fico maravilhado ao descobrir pela leitura quantidade de coisas que já aconteceram, é importante ter esse conhecimento”, disse.

Ana Maria Peixoto é natural de Manaus e explica que todas as suas histórias são sobre a Amazônia. Diz que suas histórias são geografia pura, ilustradas e didáticas para que todos tenham o conhecimento do que existe na Amazônia e no Amazonas. “Minha inspiração é meu quintal, meus filhos e netos. Tento passar da melhor maneira possível o conhecimento de nossa região”, disse a escritora.

A homenageada Etelvina Garcia foi apresentada ao público do FLICS pela pequena e talentosa Yamilly Souza, de apenas 6 anos, aluna do 1º ano do ensino fundamental da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, que deu as boas vindas a todos e principalmente à homenageada, que em seguida recebeu das mãos da superintendente do SESI, Rosana Vasconcelos, a placa de homenagem pela participação na 3ª edição do FLICS e pela dedicação por mais de quatro décadas aos estudos e pesquisas relativas à história sociocultural, política e econômica da Amazônia.

Representando na ocasião o diretor regional do SESI, Antonio Silva, a superintendente disse que a escolha de Etelvina Garcia foi unânime, por seu profissionalismo e dedicação. “Essa homenagem é de coração de todos nós do Sistema e empresários que mantêm essa instituição de pé e com muita garra. Muito obrigada por escrever tão bem a história de nosso estado e nos emocionar com suas palavras”, disse Vasconcelos.

“Sinto-me agradecida por essa homenagem, principalmente no SESI, que é uma instituição fantástica e cativante no Brasil e, particularmente, no Amazonas”, agradeceu a escritora pela homenagem recebida.

A jornalista e escritora aproveitou para parabenizar os alunos de Educação de Jovens e Adultos do SESI (EJA) por voltarem à escola depois de um dia de trabalho, muitas vezes pesado, depois de muitos anos, como é o caso de muitos que não tiveram a oportunidade quando novos.

“Não existe coisa mais importante na vida de um país do que escola e, principalmente, escola que é feita com amor, cada um dando de si em aquilo que é melhor, no sentido realmente de alcançar níveis cada vez mais frequentes de conhecimento”, disse Garcia.

Para os pais da pequena Yamilly Souza é gratificante poder acompanhar a evolução da filha na escola SESI, sobretudo pelo apoio cultural e literário que a estudante recebe. De acordo com a mãe, Francilene de Lima, Yamilly é muito esperta e talentosa mesmo.

“O SESI é muito bom e eventos como esse ajudam as crianças a desenvolverem seus talentos. Minha filha gosta muito de ler. Em todas as sextas-feiras, o SESI tem por hábito de encaminhar textos para leitura e interpretação, e isso é muito bom”, disse a mãe da Yamilly, que trabalha como operadora de testes na empresa PST.

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas