Publicada em 8 de novembro de 2018 às 9h29

SESI realiza ações de prevenção contra câncer de próstata nas indústrias

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 580 novos casos de câncer de próstata serão confirmados neste ano no Amazonas. Como parte da campanha Novembro Azul, para prevenção deste tipo de câncer, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) está com ações educativas para os trabalhadores da indústria.

A empresa Costa & Associados Consultoria Empresarial Ltda, localizada no bairro Parque 10, em 1º de novembro, foi a primeira a receber ações da equipe de Saúde do SESI. “A sensibilização é muito importante para criar no homem o hábito de se cuidar e quebrar o tabu ainda existente sobre a realização dos exames de rotina com o urologista”, explica a coordenadora da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do SESI, Dagmar Cruz.

Ações como essa ajudam os trabalhadores da indústria no possível diagnóstico prévio e tratamento da doença, que é curável quando detectada no início. O câncer de próstata é considerado o mais incidente entre os homens brasileiros, após o tumor de pele não melanoma. De acordo com o INCA, a expectativa para é de 68.220 novos casos no país. Os valores correspondem a 66 casos para cada 100 mil homens.

A próstata é um órgão que faz parte do aparelho reprodutor masculino e o câncer em sua localidade tem como principal fator de risco a idade acima de 50 anos. “É importante esse público-alvo ficar sempre atento aos sinais que o corpo pode dar e consultar o médico em caso de alguns sintomas ou dúvidas”, explicou Cruz, ao ressaltar que o histórico familiar em parentes de primeiro grau também aumenta a chance de desenvolver a doença.

O SESI trabalha junto à indústria em ações educativas como palestras e conversas para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o que é a doença, quais sintomas precisam ser levados em conta e como e onde tratá-los, reforçando sempre a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Ações internas no SESISAÚDE também fazem parte da Campanha Novembro Azul para sensibilizar empregados e o público que passar pelo SESI ao longo do mês. Em ambiente decorado com rosetas de papel e laços azuis, os pacientes têm programação especial enquanto aguardam pelo atendimento no SESI, como palestra com o urologista e sorteios de brindes.

A especialidade de urologia no SESISAÚDE tem atendimento na segunda, quarta e quinta-feira. O paciente consegue realizar no SESI a ultrassom de próstata, exames de vias urinárias e o PSA (antígeno prostático específico), um dos primeiros exames realizados no homem que apresenta possíveis sintomas causados pelo câncer de próstata.

As ações do SESI terão continuidade nas empresas Eletrobras Amazonas Energia, AGM Indústria Comércio e Representação Ltda, Dowertech da Amazônia Indústria de Instrumentos Eletrônicos Ltda e Rebool Indústria e Comércio de Confecção.

As empresas que tiverem interesse em contratar as ações educativas do SESI deverão entrar em contato com o setor de Relações com o Mercado (RCM) do SESI Amazonas por meio dos números (92) 3186-6621 ou pelo e-mail rcm@sesiam.org.br.