Publicada em 11 de maio de 2018 às 1h28

Alunos do SESI são destaques em Concurso de Matemática

Pelo menos 141 alunos do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze no Concurso Canguru de Matemática 2018, que reuniu cerca de 330 mil estudantes das redes pública e privada de todo o Brasil. Com 1.311 alunos da capital e do interior, o SESI/AM teve a sua segunda participação consecutiva no evento. As provas foram aplicadas em 15 de março, com alunos dos ensinos fundamental I, fundamental II e médio, e o resultado final foi divulgado no último dia 2 de maio.

“A prova é aplicada aos alunos do 3° ano do ensino fundamental I ao 1° ano do ensino médio da capital e do interior, sem distinções, prezando pelo respeito, pela inclusão, e considerando que acreditamos na importância desta avaliação para todos e na capacidade de todos os nossos alunos”, frisa o professor de matemática e educação tecnológica, e coordenador das Olimpíadas Científicas no SESI Amazonas, Marcelo Rocha.

De acordo com Rocha, em 2017, em seu primeiro ano no concurso, o SESI, por meio da Escola Emina Barbosa Mustafa, localizada no São José, participou com 564 alunos, dos quais 11 foram agraciados com as certificações de ouro, prata e bronze. Já em 2018, o número de medalhas para essa unidade triplicou, com 32 destaques, consequência direta do trabalho periódico feito pelo corpo pedagógico do SESI no incentivo à evolução do conhecimento científico e tecnológico.

“Esse foi o primeiro resultado deste nosso segundo ano de aplicações de olimpíadas de matemática, e as colheitas feitas até aqui têm superado as expectativas. Assim cremos em um futuro melhor, não apenas para nossa instituição, mas para todo nosso estado e nosso país”, frisa a gestora da escola SESI Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina de Holanda.

As escolas SESI também estão preparando os alunos para a Olímpiada Brasileira de Informática (OBI), realizada em três fases, com início já em 11 de maio; para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 5 de junho,  Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 8 de junho, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 18 de maio, e Olimpíada Nacional em História do Brasil (Onhb), já iniciada em maio.

A Olimpíada Canguru de Matemática Brasil está vinculada à Association Kangourou Sans Frontières. É originária da França, em 1991, inspirada em uma competição australiana de matemática. A associação tem hoje ramificação em dezenas de países e a prova é aplicada na terceira quinta-feira do mês de março em aproximadamente 70 países.

Os alunos do SESI participarão no próximo dia 26 de maio da “Olimpíada SESI de Matemática”, realizada simultaneamente na capital e no interior do Amazonas, inclusive com a participação de aproximadamente 200 alunos de escolas municipais e estaduais do município de Rio Preto da Eva, local onde será realizada também a Ação Global 2018, que este ano vem com o tema “Educando para transformar”, das 7h às 12h.

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas