Publicada em 5 de fevereiro de 2018 às 8h38

SESI moderniza processos no âmbito da saúde

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) participou nos dias 2 e 3 do 1º Meeting Direito Médico, evento realizado pela empresa Nirvana Educação Continuada. Durante os dois dias, o evento desenvolvido no hotel Caesar Business Manaus tratou de temas relacionados a consentimento informado e esclarecido, direitos do paciente, incluindo a recusa de tratamento, testamento vital, dentre outros, com direcionamento a área de saúde, compreendendo profissionais, clínicas, hospitais e operadoras de saúde.

A gerente geral de saúde e segurança industrial do SESI Amazonas, Nelsi Maria Lunière, ressaltou a importância de aliar a marca SESI ao evento que contempla atividades desenvolvidas no SESISAÚDE, como as melhorias nos processos de gestão, conduta ética médica e relacionamento entre médico e paciente. O evento possibilita a troca de conhecimento sobre os novos processos de gestão e de melhorias que já estão sendo aplicados no SESI.

“Precisamos estabelecer cada vez mais essa parceria com nossos médicos, para que haja alinhamento de pensamento, objetivos e visão estratégica do padrão SESI de atendimento, valorizando a segurança e atendimento do paciente” disse Nelsi Luniére. A advogada Nirvana Maryan Queiroz da Fonseca abriu o evento com homenagem à memória do advogado Mauricio Caputo Bastos.

Na ocasião, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), André Gonçalo Dias Pereira, abordou o tema Consentimento informado e esclarecido, para destacar o crescente número de ações judiciais contra profissionais e instituições de saúde, devido à fragilidade de informações clínicas que dão azo a processos que poderiam ser evitados.

Para o clínico geral do SESI, Wilson Lopes, que já recebe orientações por meio da parceria existente entre o SESISAÚDE e a empresa Nirvana Educação Continuada, o evento possibilita a modernização das formas de trabalho.

“Buscamos informações necessárias e modernizações que são importantes para atualizar a relação médico-paciente, e também conhecer as novidades em leis para não afetar a instituição e respaldar a parte médica” ressaltou Wilson.

O evento também tratou da Slow Medicine (Medicina sem pressa), movimento que busca a adoção de uma medicina mais humanizada, baseada no diálogo e na decisão compartilhada que destaca não apenas o enfermo, mas a seus princípios e valores e Choosing Wisely, que é uma reflexão sobre as escolhas e atitudes dos profissionais com foco no princípio do menos é mais, visando o benefício do paciente.

O SESISAÚDE conta com profissionais altamente capacitados e atende em diversas especialidades como: Clínicos gerais, Dermatologistas, Cardiologistas, dentre outros, priorizando sempre a segurança e qualidade de atendimento ao paciente.