Publicada em 1 de dezembro de 2017 às 9h53

SESI promove Torneio de Robótica com 28 equipes da Região Norte

O desafio de responder questões sobre a água – de onde vem, para onde vai depois de usada, como utilizá-la racionalmente,  até quando a humanidade vai dispor desse recurso de forma natural, tudo isso move as 28 equipes de estudantes do ensino fundamental e médio da Região Norte que participam do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) que este ano traz como tema “Hidro Dynamics” (Hidrodinâmica).

A etapa regional Norte do Torneio de Robótica, organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) já começou e vai até amanhã (2), das 8h às 17h, no Clube do Trabalhador do Amazonas, na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, no São José, com entrada gratuita.

O Torneio de Robótica, promovido pelo SESI, acontece nesta sexta-feira e sábado, no Clube do Trabalhador do Amazonas (Foto: Heider Betcel/FIEAM/Arquivo)

Ao todo o torneio reúne times de escolas públicas, particulares e um time de garagem, distribuídos entre estudantes dos estados AM, RR, RO e AP. As equipes terão que buscar melhorias sobre o ciclo humano da água. Com isso, estudantes de 9 a 16 anos terão que identificar um problema na maneira como as pessoas obtêm, transportam, armazenam, usam e reutilizam a água. A partir daí, cada equipe precisa desenvolver uma solução inovadora.

Os resultados desse desafio se transformam em projetos de pesquisa que serão apresentados e avaliados durante a competição, nos dois dias de torneio. Além do projeto, as equipes serão avaliadas em três categorias. A primeira delas é Design de robô, onde elas planejam, projetam e constroem robôs com peças LEGO®. Em seguida, elas apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia LEGO® Mindstorms®.

Na categoria Core Values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição, em partidas de até 2’30”.

As etapas regionais do Torneio de Robótica vão ocorrer em 11 cidades das cinco regiões do país, envolvendo cerca de 4.200 participantes. Os melhores times de cada região garantem vaga na fase nacional da competição, em 2018, em Curitiba.

 

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas