Publicada em 14 de novembro de 2017 às 2h29

Campanha Novembro Azul SESI realiza ações para prevenção do câncer de próstata

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) entra em ação com ações educativas para os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) para prevenção do câncer de próstata em alusão a Campanha Novembro Azul. Toda a equipe SESI vestiu a camisa literalmente pela campanha, para reforçar a importância do autocuidado e diagnóstico precoce desse tipo de câncer que tem maior incidência entre os homens.

Os trabalhadores das empresas Dowertech da Amazônia Indústria de Instrumentos Eletrônicos Ltda e Enerwatt Engenharia e Comércio Ltda serão as primeiras a receber as ações da campanha com visita da equipe da área de saúde do SESI. Além das ações serão realizados sorteios de brindes e distribuídos os tradicionais laços azuis (símbolo da campanha).

A gerente geral de Qualidade de Vida do SESI, Nelsi Lunière, conta que essas ações têm como propósito sensibilizar o trabalhador da indústria sobre a prevenção do câncer de próstata e reforçar sobre a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

“Temos que influenciar a mudança de comportamento dos homens para os comportamentos saudáveis. Comportamento voltado para a prevenção, quebrando paradigmas e mitos socialmente estabelecidos, num processo de reeducação para atitudes preventivas e saudáveis”, afirma a gerente.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que somente no ano passado foram registrados mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. É o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. No Amazonas foram registrados 520 novos casos em todo o estado, sendo 330 somente na capital, esses valores correspondem a um risco estimado de 28,08 novos casos para cada 100 mil homens.

Decorado com rosetas de papel azul e bigodes, o prédio do SESISAÚDE desperta a atenção dos colaboradores e pacientes para o propósito do Novembro Azul. No período da noite, ainda ganha iluminação azul em alusão a campanha. Vale ressaltar que o tema ganha força em 17 de novembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

As empresas interessadas em contratar as ações educativas do SESI deverão entrar em contato com o setor de Relações com o Mercado (RCM) do SESI Amazonas por meio dos números (92) 3186-6621 ou pelo e-mail rcm@sesiam.org.br.