Publicada em 26 de novembro de 2020 às 4h05

Mundo SENAI tem reality entre padeiros e transmissão on-line

Dois padeiros, representantes das panificadoras Cíntia e Caiambé, localizadas em Manaus, receberam o desafio de criar um pão rústico, com ingredientes tipicamente amazônicos, no reality SENAI Baker’s. O resultado dessa disputa será conhecido nesta sexta-feira, 27, no encerramento da programação Mundo SENAI, que será transmitido entre 9h e 16h, pelo YouTube, no endereço https://youtu.be/LxC_M5DmSw4

Mundo SENAI acontece uma vez por ano, quando o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial abre as portas de suas unidades em todo o país para oferecer ao público em geral oportunidade de conhecer suas escolas e laboratórios, e alguns de seus cursos, por meio de palestras, minicursos, oficinas e visitas guiadas. Este ano, é a primeira vez que o evento acontece totalmente on-line, o que, de acordo com o diretor do SENAI Amazonas, Rogério Pereira, deve aumentar a participação, principalmente do público jovem em busca de orientação profissional.

Na programação, além de teasers sobre a disputa gastronômica, estão confirmadas pelo menos cinco oficinas ao longo do dia, com destaque para a Operação de Drone Remoto, além de vídeos com demonstração de automação residencial, oficina mecânica para mulheres e muitos “cases” de sucesso.

O SENAI Amazonas convidou para um bate-papo o presidente do Sindicato da Indústria de Olaria e Cerâmicas, Frank Lopes Pereira, que falará, a partir das 14h10, sobre o cenário para este setor na perspectiva de 2021.

A participação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) será com o lançamento, às 13h15, do Projeto IEL para o Mundo SENAI, a competição “Valorize seu potencial, traga sua ideia inovadora”, enquanto o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), participará oferecendo ginástica laboral, aulão de ritmos e palestra sobre prevenção de acidentes.

A programação inclui a Mostra de Moda & Confecção do Vestuário, com o tema “Black and White – Convergências e Assimetrias na Construção da Roupa”, e uma minipalestra do Dr. Silvestre Labiak Júnior, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, às 13h40, sobre “Desafios e Oportunidades para os jovens inovarem”.

A partir das 16h (horário de Manaus), será transmitida a palestra de Murilo Gun, evento que está na programação nacional do Mundo SENAI. Dono de extenso e diversificado currículo, Gun esteve entre os 80 empreendedores de diferentes países selecionados pela Singularity University, em 2014, para morar por dez semanas no Nasa Research Park, no Vale do Silício.

Durante a programação, a apresentadora Ludimila Queiroz vai entrar ao vivo, fazendo interações com o público, e em gravações para mostrar os cases de sucesso no Mundo SENAI.

SENAI Baker’s, o reality

De um lado o padeiro Márcio Pantoja e seu assistente, Felipe Pereira, da Panificadora Caiambé; do outro, o padeiro Alex Dias e seu assistente, Natanael Souza, da Panificadora Cíntia. No centro da arena, o desafio de fazer o melhor pão rústico com ingredientes amazônicos à escolha do ‘chef’. Esse é o cenário do reality SENAI Baker’s, que terá sua final transmitida ao vivo no encerramento da programação local do Mundo SENAI.

As regras do reality foram passadas às duas equipes no último dia 18. Na banca examinadora, duas das mais experientes profissionais do corpo técnico do SENAI Amazonas, na área de alimentos, as instrutoras Alice Saraiva de Araújo Santos e Zenilde Cavalcante Coelho, respectivamente, dos cursos de Panificação e de Confeitaria. Como convidado, a banca conta com a participação do profissional Jerry Wilson Martins de Matos, representante da Ocrim S/A Produtos Alimentícios.