Publicada em 19 de dezembro de 2019 às 3h45

SENAI oferece soluções técnicas por meio do SRBT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), em parceria com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), já intermediou mais de 500 publicações para o sistema SBRT, contribuindo para a evolução das organizações, em seus processos técnicos e tecnológicos.

De acordo com o gerente de Tecnologia e Inovação (GTI) do SENAI Amazonas, Marcelo Aguiar, o SENAI/AM atua como instituição provedora de conteúdo para o SBRT, e demais organizações parceiras. O serviço consiste na entrega de pesquisa baseada em conteúdo bibliográfico, conforme a demanda.

“O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) completou 15 anos de existência este ano, atendendo aos empresários empreendedores com respostas técnicas que contribuem para aumentar o desempenho das empresas, sendo um serviço gratuito disponibilizado via internet. Para ter acesso ao conteúdo técnico, o empreendedor deve acessar o site www.respostatecnica.org.br e cadastrar-se.

Hoje o banco de dados contém quase 34 mil respostas e dossiês técnicos, resultado de cerca de 66 mil perguntas realizadas pelos usuários da plataforma com mais de um milhão de acessos diretos aos seus conteúdos desde a sua criação. As respostas são personalizadas na forma de documentos técnicos que ficam armazenados na base de conteúdos hospedada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Caso o empreendedor não encontre a resposta para a sua dúvida no banco de dados, ele deverá formular seu questionamento e enviar por meio da opção “fazer nova solicitação”. A pergunta será encaminhada à instituição correspondente para elaboração de uma resposta. A resposta será publicada no site e o cliente receberá um e-mail informando que ela está pronta.

“A resposta técnica é toda desenvolvida via on-line, sem custos para o demandante da pergunta. O trâmite do levantamento das informações e do retorno do e-mail para o cliente é de no máximo de 20 dias”, diz Aguiar.

Além do SENAI Amazonas também integra o SBRT o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UNB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), entre outras.

Aguiar cita alguns exemplos de questionamentos respondidos pelo SENAI Amazonas, como a “Cachaça em fusão com jambu” e seu processo para a produção de cachaça em fusão com o jambu; a “Extração de glúten da farinha de trigo”, com informações sobre o processo de extração do glúten da farinha de trigo; e como fazer para eliminar as impurezas existentes no barro antes de chegar na extrusora de tijolos para fabricação de tijolos.

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas