Publicada em 5 de novembro de 2018 às 2h47

SENAI abre as portas com a 10ª edição do Mundo SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) vai abrir as portas de suas Escolas nos dias 8 e 9 de novembro para a 10ª edição do Mundo SENAI, a ser realizada em Manaus, Iranduba e Parintins. O evento tem por finalidade divulgar as ocupações técnicas da indústria e cursos oferecidos pela instituição. A programação é destinada a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, trabalhadores, indústria e a sociedade em geral.

O evento será iniciado na quinta-feira, às 8h30, no auditório Prof. Arivaldo Silveira Fontes, do SENAI (Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial), pelo diretor da instituição, Rogério Pereira, seguido por José Renato Santiago Junior, que vai falar sobre “Gestão no Mundo VUCA”. O palestrante possui grande experiência no desenvolvimento de atividades relacionadas à administração de empresa, gestão de pessoas, de projetos, inovação e gestão do conhecimento. Mestre e doutor em Engenharia pela USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM.

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) estará aberto para visitação, com apresentação de funcionamento da máquina de inserção de chips “Datacon 2200 Evo”, de alta precisão, que oferece máxima flexibilidade para colagem e posicionamento de chips. Equipado com dispensador integrado, manuseio de lâminas de Silício, de até 12 polegadas, com capacidade média de posicionar até 70 mil chips por hora. A máquina atende às necessidades das áreas de eletroeletrônicos e automobilístico.

Durante os dois dias, instrutores do SENAI e convidados especializados em áreas que têm tudo a ver com a indústria vão trabalhar temas como automação, indústria 4.0, estágios, entre outros. Minioficinas darão oportunidades aos presentes de sentirem como é estar no mundo SENAI.

Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias (ESAMC)

A Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias (ESAMC) apresenta em programação aberta ao público, Oficina de Sucos Frozen, com técnicos do SENAI, no Laboratório de Panificação. De acordo com a gestora de Educação Profissional do SENAI, Silvia Barros, a oficina será uma grande oportunidade para quem quer ganhar um dinheirinho extra em uma atividade de baixo custo. A oficina ocorre na quinta-feira (8), na sede do SENAI, na Bola da Suframa, das 9h às 11h, e das 13h30 às 17h.

Escola SENAI Antônio Simões (ESAS)

Na ESAS, serão explorados por meio de palestras, minicursos e simulados sobre as áreas de Gestão, Mecatrônica e Automação, Tecnologia da Informação (TI), Elétrica, Eletrônica, Metrologia, e Refrigeração e Climatização.

Dentro da área de TI, o instrutor Wanderlyn Centauro fará palestra sobre “Indústria 4.0, Big Data e Cyber Security”, a partir das 15h30. Na ocasião serão apresentados também o funcionamento dos cursos Técnicos em Desenvolvimento, Técnico em redes de computadores, EAD Desenhista de produtos gráficos WEB, entre outros, durante todo o dia de programação.

Já na Eletrônica, serão realizadas as palestras “Eletrônica de potência”, “Sistemas Embarcados”, “Eletrônica digital” e “Descarga sensível a Eletricidade Eletrostática”, além de apresentação de projetos.

A programação será realizada na quinta-feira (8), das 9h às 17h, na sede do SENAI, na Bola da Suframa.

Escola SENAI Waldemiro Lustoza (ESWL)

Com salas temáticas, minicursos e palestras voltadas a áreas de metalomecânica, automotiva, soldagem e plástico, a Escola Waldemiro Lustosa, no bairro Cachoeirinha, abre suas portas para o Mundo SENAI na sexta-feira (9), das 8h às 17h.

O novo ensino médio será um dos temas abordados em palestra realizada pela equipe do SENAI para orientar os alunos sobre como será o aprendizado com ênfase nas novas profissões do mercado de trabalho.

Os minicursos realizados serão de Mecatrônica de automóveis para mulheres, Mecânica de automóveis para motoristas de aplicativos, Injetora de plásticos, entre outros. Os minicursos serão realizados pelos instrutores do SENAI Amazonas.

Na ocasião, os instrutores também irão mostrar como funcionam as áreas de Soldagem, Almoxarife, Manutenção, Usinagem, Desenho mecânico, Injeção de plástico e CNC (Comando Numérico Computadorizado). Os participantes do Mundo SENAI terão a oportunidade de conhecer e manusear as máquinas de CNC, assim como a as demais máquinas presentes na indústria.

Escola SENAI Demóstenes Travessa (ESDT)

A Escola SENAI Demóstenes Travessa (ESDT), da área da construção civil, abrirá suas portas para visitação em seus laboratórios, inscrição para cursos gratuitos de Competências transversais e Desvendando a indústria 4.0, além de oficinas e minicursos na área. Na ocasião, serão apresentadas as práticas de Elétricas Prediais, incluindo exposição de materiais e segurança em eletricidade e exposição de instrumento de segurança. Programação da sexta-feira (9), das 8h30 às 17h30.

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas