Publicada em 29 de novembro de 2019 às 4h28

Empresas do PIM conquistam Troféu Ouro com melhorias na qualidade dos Processos

As empresas Yamaha Motor da Amazônia, Semp TCL e Panasonic do Brasil foram as ganhadoras do troféu Ouro na categoria Grande Indústria, na cerimônia do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), o Qualishow, realizado ontem, 28, no Diamond Convention Center. As campeãs mostraram evolução em seus projetos na atuação de melhorias nos seus processos no polo de duas rodas e eletroeletrônicos.

As empresas Yamaha e Panasonic saíram do troféu prata em 2018 para o ouro nesta edição. Com projetos voltados, respectivamente, para melhoria nos processos de fabricação de tanques de combustíveis e na baixa produtividade no setor de Inserção Automática de Componentes (IAC), local que produz placas para TV, micro-ondas, refrigerador e máquina de lavar; as empresas tinham este ano na mira o troféu ouro.

“Estávamos há dois anos ganhando prata e para voltar a ganhar a primeira colocação, reunimos os gestores e fizemos um trabalho mais focado para apresentar no PQA deste ano. Internamente incentivamos muito os nossos grupos de trabalho, hoje representados pelas áreas de solda e componentes, esses grupos são ganhadores internos, mas hoje eles não querem só ganhar internamente, miram ganhar de outras empresas e ser o melhor entre todas”, disse Nobuo Miki San, diretor da Yamaha Motor.

A ganhadora também do troféu ouro, Semp TCL, apresentou melhorias para redução do índice de falhas no processo de tecnologia de montagem superficial, parte integrante do departamento de inserção automática de componentes que tem por objetivo garantir maior controle sobre a qualidade dos produtos. Premiada com Menção Honrosa ano passado, este ano a empresa de eletroeletrônico conquistou o troféu ouro.

“A gente percebeu que com o primeiro projeto conseguimos envolver todos os departamentos e alcançar bons resultados. A nossa meta era atingir patamares de outras unidades da TCL. Inicialmente, a gente queria só igualar as metas que existiam nas outras plantas da TCL, principalmente da China, aí com o projeto a gente conseguiu resultados muitos melhores, sendo bem visto por toda a organização”, disse Antonio Marcos da Silva, gerente de qualidade da Semp TCL.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, na oportunidade agradeceu e parabenizou as 32 organizações públicas e privadas participantes do Prêmio Qualidade Amazonas 2019, além dos profissionais que participam voluntariamente na seleção dos projetos.

“Começamos pequeno, com o evento lá dentro da própria FIEAM, e ao longo desses anos tivemos a adesão do general Villas Boas que incentiva a participação das organizações militares como um todo e hoje disputam em igualdade com a iniciativa privada, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica”, ressaltou ele, ao homenagear aqueles que “fazem acontecer” dentro das empresas e das organizações.

Na modalidade processo foram premiadas também, com o troféu prata, as indústrias de grande porte Showa do Brasil, Tutiplast, Masa da Amazônia, Britânia Componentes Eletrônicos, Moto Honda, Honda Componentes e Águas de Manaus. Com menção honrosa a empresa Caloi recebeu a placa em reconhecimento na melhoria do seu processo de criação da célula MKD, denominação de bikes que a empresa atribui aos modelos de altíssimo valor agregado.

O 1º Batalhão de Comunicações de Selva e o estreante Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), na categoria governamental, também foram premiados com medalha de prata. Com o projeto “Acesso em Comunidades Ribeirinhas do Amazonas”, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), conquistou prata na categoria Organização Sem Fins Lucrativos.

Médias Indústrias do PIM vão da prata ao ouro no PQA 2019

A satisfação do cliente e melhoria na ergonomia dos colaboradores são o foco do projeto desenvolvido pela empresa Intelbras, ganhadora do troféu ouro na categoria média indústria, junto das empresas Harman da Amazônia, Elsys Equipamentos Eletrônicos e Sony Brasil. A melhoria no processo de fixação da lente das câmeras trouxe mudanças satisfatórias no aperfeiçoamento do produto acabado e na ergonomia dos colaboradores da produção.

O projeto de ajuste do foco identificou que com a fixação da lente manual e o aumento da demanda, a produção gerava dores nos dedos dos colaboradores e afetava no tempo e no ajuste correto do produto.

“Estamos vindo de um processo de aprendizagem desde 2017 com o PQA, dedicando horas e recursos da empresa para poder conquistar o tão sonhado troféu ouro. Ao todo estamos falando de mais de mil horas dedicadas para implementação do projeto em si que representa mais de 75% de participação da empresa no mercado”, contou o gerente da Intelbras, Alexandre Patuci, ao relatar que a ideia é fazer com que a unidade de Manaus seja referência e sirva como modelo para a matriz em Santa Catarina e a outra unidade em Minas Gerais.

Os projetos apresentaram evolução na premiação em comparação com o troféu prata no ano passado, conquistado pela Sony, Intelbras e Harman. Além delas, a empresa de eletroeletrônicos e telecomunicações, Elsys, com o projeto de automatização da cadeia de abastecimento via Kaban eletrônico, saiu da menção honrosa para o troféu ouro no PQA 2019.

Na modalidade processo, categoria média indústria, o troféu prata ficou as empresas Sodecia da Amazônia, Honda Lock, HDL da Amazônia e Yamaha Motor Componentes. Neste ano, a empresa 3M Manaus conquistou a menção honrosa em dois projetos, o primeiro voltado para melhoria da automação do processo de blistagem e aumento de produtividade, e o segundo trabalhando o desenvolvimento sustentável, reduzindo o número de itens enviados para incineração. A empresa Colortech também recebeu a premiação.