Publicada em 13 de setembro de 2019 às 4h11

Amazonas é sede da abertura das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019

A aplicação do modelo de cooperação entre universidade-indústria-governo na busca por inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável entre a Suécia e o Amazonas é tema do evento “Hélice Tríplice Suécia-Amazonas”, que será realizado na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). A embaixada da Suécia no Brasil elegeu Manaus para ser a sede da abertura do evento, que será estendido até o dia 27 em outras cidades brasileiras, por conta das futuras relações a serem desenvolvidas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).

A programação integra a 8ª edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019, que tem como objetivo, além de estabelecer novas parcerias entre os países, fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, criando colaboração entre os dois nas áreas de CTI. As atividades, como workshop, bate-papo e painéis, vão ocorrer nos dias 16 a 27 em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Joinville, Porto Alegre e Manaus.

Hélice Tríplice Suécia-Amazonas

O evento na FIEAM vai contar com a presença da embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Skoog, em sua primeira missão no Brasil, do vice-ministro da Inovação na Suécia, Emil Högberg, de representantes do governo do estado do Amazonas, da vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Tereza Cristina Calderaro Corrêa, do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rogério Pereira, do coordenador de Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), João Vicente Braga, e de representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de Linköping, Institutos de Pesquisa da Suécia (RISE), Agência Sueca de Proteção Ambiental, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Electrolux e Ericsson.

“A Suécia é um país desenvolvido enquanto sociedade e, sobretudo, no aspecto tecnológico. Creio que o espaço de colaboração com os suecos está baseado em experiências vividas com a indústria e com o ambiente de inovações locais. Entendo que o encontro será importante, com foco em tecnologia e inovação”, disse o diretor regional do SENAI, Rogério Pereira.

De acordo com Pereira, o SENAI Amazonas tem interesse em manter contato e desenvolver relações com os representantes do governo da Suécia no tocante as atividades do Instituto SENAI de Inovação (ISI-AM), nas áreas de microeletrônica, desenvolvimento de sensores, tecnologias ligadas à indústria 4.0 e outros pontos de interesse.

“Na minha explanação no evento, pretendo contextualizar sobre a importância ‘Hélice Tríplice Suécia-Amazonas’ para o desenvolvimento da inovação aplicado à realidade local, tanto em Manaus como no Amazonas como um todo”, disse Pereira, que irá compor a mesa de abertura do evento.

 

Segue abaixo programação completa:

Abertura – Semana de Inovação Suécia-Brasil 2019

Painel: “Hélice Tríplice Suécia-Amazonas: inovação e empreendedorismo”


Abertura

Tereza Cristina Calderaro Corrêa | Vice-Presidente da FIEAM

Emil Högberg | Vice-Ministro da Inovação da Suécia

Johanna Skoog | Embaixadora da Suécia no Brasil

Rogério Azevedo Pereira | Diretor Regional do SENAI-AM

João Vicente Braga | Coordenador de Pesquisas do INPA

Wilson Miranda Lima | Governador do Amazonas (a confirmar)

14h30 – Painel I: Inovação, Confiança e Sistemas Automatizados.

Ericsson / Estado do Amazonas / Universidade do Estado do Amazonas


15h15 – Painel II: Comercialização da pesquisa amazônica através do modelo Hélice Tripla.

Ericsson / Universidade de Linköping/ RISE Sweden / INPA


16h15 – Painel III: Valor na Cadeia de Reciclagem.
Agência Sueca de Proteção Ambiental / Electrolux / Abrelpe

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas