Publicada em 12 de junho de 2019 às 9h38

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Iniciativa da CNI e do Sebrae reconhece empresas que investem em produtos e processos inovadores

 

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) revelaram nesta segunda-feira (10/6), em São Paulo, quem são os vencedores da 6ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Ao todo, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

“Assumimos o desafio de fazer com que o setor privado se comprometa com o que há de melhor e inspirador em termos de novas tecnologias, produtos, processos, serviços, mercados e políticas. É assim que vemos a inovação: como a saída mais inteligente para o triunfo, vencendo, inclusive, as adversidades econômicas. Essa é a razão de ser desse prêmio”, afirmou o vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

Entre as grandes, WEG, Natura, Enel, Embraco, Basf e Aker se sagram vencedoras. Akaer, BMD Têxteis, Ativa Soluções Tecnológicas, Angelus e MIP Engenharia foram as médias indústrias reconhecidas.  Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Boulle, CCLi, Editora Belas Letras e Topos.

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em primeiro lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.

 

Conheça os projetos vencedores:

 

MICRO OU PEQUENA EMPRESA

Inovação de Produto: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)

A Boulle cria móveis exclusivos, funcionais e atemporais de madeira maciça, utilizando matéria-prima de origem sustentável e ecologicamente correta. A empresa busca árvores caídas naturalmente ou madeiras submersas em rios e represas, além de peças antigas que possa dar uma sobrevida, nova função ou utilidade. Sua principal inovação de produto foi a Lareira LUG, que é uma lareira portátil, de uso doméstico, fabricada a partir de um bloco maciço de madeira certificada, que utiliza álcool líquido para seu funcionamento e possibilita o aquecimento de até 20m² por duas horas. O design inovador foi exibido na exposição promovida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016. A criação também foi exposta no Fuorisaloni 2017 em Milão, na Itália, e na World Design Summit 2017 em Montreal, no Canadá. O novo produto contribuiu significativamente para o aumento da receita da empresa, bem como para um aumento da exposição nacional e internacional da marca.

Inovação em Processo: CCLi Consultoria Linguística (São José do Rio Preto, SP)

A CCLi é uma consultoria linguística que atua há 15 anos no interior do de São Paulo. Atualmente está expandindo para todo o país por meio de projetos via videoconferência. Seu portfólio conta com cursos de idiomas, serviços de traduções e revisões e intercâmbios no exterior. A principal inovação em processo implementada pela empresa consiste em uma nova metodologia para a elaboração de consultoria linguística, abordando o cliente de modo distinto aos cursos tradicionais de idiomas. A partir desse processo, a empresa oferece soluções customizadas, alinhadas ao perfil e necessidades de cada cliente, definindo o melhor método de ensino tomando por base características de perfil, cognitivas e psicológicas. A inovação deu resultados: 100% dos alunos que tiveram aulas com a nova metodologia foram aprovados na certificação de idiomas TOEFL. Com a implementação desse novo processo a empresa obteve expressivo aumento em suas vendas, bem como significativa redução na taxa de cancelamentos.

Inovação em Marketing: Editora Belas Letras (Caxias do Sul, RS)

A editora Belas Letras produz livros sobre criatividade, viagens, família e gastronomia, compartilhando experiências transformadoras para tornar o mundo um lugar mais humano, sensível e criativo. Entre as principais inovações em marketing, estão as mudanças no modelo de vendas e as parcerias estratégicas que permitiram a entrada em novos mercados. Como exemplo, a campanha “compre um, doe um” promoveu o engajamento dos clientes na doação de mais de 5 mil livros e potencializou as vendas online da editora. As parcerias estratégicas englobaram o lançamento de uma linha de produtos exclusivos para as lojas da “Imaginarium”, a criação de livros infantis personalizáveis com a “Dentro da História”, e as vendas corporativas de livros digitais para presentear os funcionários da Caixa Econômica Federal em datas comemorativas. Essas estratégias contribuíram para significativo aumento no faturamento da empresa, praticamente dobrando o retorno sobre os investimentos realizados.

Inovação Organizacional: TOPOS Informática (Salvador, BA)

A TOPOS atua há mais de 25 anos nos setores público e privado prestando serviços nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, além de desenvolver softwares e outras soluções de caráter tecnológico. A principal inovação organizacional realizada pela empresa foi a implementação de um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. O modelo, chamado “GetIN”, funciona como uma unidade de apoio administrativo, auxiliando na gestão das diferentes linhas de negócios, bem como um mecanismo de geração de spin-offs e aceleração de startups para os múltiplos novos negócios desenvolvidos pela organização. Devido à inovação, a empresa captou novos clientes, aumentou o portfólio de ofertas e obteve significativos impactos positivos no faturamento.

Gestão da Inovação: TOPOS Informática (Salvador, BA)

A TOPOS tem na inovação um dos pilares de sua missão, visão e seus valores. Seu mapa estratégico estabelece objetivos diretamente associados à inovação, que já faz parte do dia a dia da empresa. Há comitês formais para a Inovação, Qualidade, Gestão da Mudança, Segurança da Informação e Gestão de Riscos. A empresa criou um “Espaço da Inovação”, onde os colaboradores podem discutir e desenvolver ideias para novos projetos, e implantou um “Portal de Inovação”, conseguindo o engajamento de todos os colaboradores, em todos os níveis organizacionais, no processo de inovação. O portal foi tão bem-sucedido que agora se tornou um produto da TOPOS e já é oferecido ao mercado. Além disso, a empresa implantou o modelo de negócio “GetIN” como uma forma de aceleração de startups e geração de novos negócios por meio de spin-offs. Essas iniciativas destacam a TOPOS como uma referência para Gestão da Inovação em uma pequena empresa brasileira.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Boulle Móveis de Fundamento (Curitiba, PR)

A Boulle apresentou expressivos resultados decorrentes das práticas relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Há uma preocupação quanto à segurança, saúde e ergonomia dos colaboradores, realizando PPRA/PCMSO não apenas internamente, mas também com empresas parceiras, fornecedoras e terceirizadas. Há treinamentos sobre segurança e ergonomia, campanhas de conscientização sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção indiviual, esforços para padronização dos processos e mecanismos implementados para a segurança na operação de máquinas e equipamentos. A empresa ostenta um histórico impecável, nunca tendo tido colaboradores afastados por acidente ou doenças de trabalho desde a fundação da empresa.

 

MÉDIAS EMPRESAS

Inovação de produto: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)

Akaer é uma empresa de soluções tecnológicas integradas especializada no desenvolvimento de aero-estruturas e gestão de projetos “Turn Key” para os setores aeroespacial e de defesa. A empresa vem direcionando seus esforços para se tornar uma integradora, com capacidade para desenvolver e industrializar o produto podendo atuar como uma fornecedora de primeiro nível nos setores de atuação e indústria geral. Entre seus principais produtos inovadores, destacam-se o desenvolvimento de nova báscula, mais eficiente, leve, de maior capacidade e vida operacional para o mercado de mineração. A câmera para nano satélite de alta resolução oferece ganhos significativos em peso, resolução, capacidade de processamento e versatilidade. Os dois produtos apresentam resultados efetivos e evidenciaram a capacidade de inovar da empresa, contribuindo para o crescimento expressivo do faturamento da Akaer nos últimos anos.

Inovação em processo: BMD Têxteis (Camaçari, BA)

A BMD fabrica tecidos técnicos e geossintéticos. A empresa é considerada referência na América Latina na produção de tecidos de malha de urdidura com inserção de trama e utilização fios de poliéster de alta tenacidade. A principal inovação em processos foi o desenvolvimento de uma máquina automática capaz de substituir outros quatro equipamentos nas atividades de furar, estampar e costurar tecidos. A inovação possibilitou ganhos na produção de lonas, redução de custos na operação e propiciou mais segurança aos trabalhadores. A empresa também desenvolveu um pigmento líquido para o subprocesso de pintura de produtos em parceria com seu fornecedor. O projeto permitiu uma redução de tempo de setup de máquinas e redução também do lote econômico de produção.

Inovação em marketing: Ativa Soluções Tecnológicas (Santa Rita do Sapucaí, MG)

A Ativa é uma empresa estabelecida no “Vale da Eletrônica” que atua nos mercados de telemetria e gerenciamento remoto para diversos segmentos de negócios. Oferece equipamentos para conectividade e integração de sistemas eletrônicos, coleta e transmissão de dados por meio de sensores. A empresa também oferece a otimização da comunicação de informações à distância por meio de sistemas supervisórios que permitem o gerenciamento remoto. Sua principal inovação de marketing foi o reposicionamento do Datalogger Baixo Consumo VRP para controle remoto das válvulas redutoras de pressão e Datalogger Baixo Consumo 100 com certificação INMETRO para ambientes explosivos que possibilitaram a entrada nos mercados de gás e saneamento. A empresa conseguiu um aumento expressivo em seu faturamento em decorrência dessas inovações.

Inovação organizacional: Akaer Engenharia S.A. (São José dos Campos, SP)

A Akaer desenvolveu o programa InovAKAER, que promoveu inovações em processos organizacionais, produtivos e de apoio. O programa tem o objetivo de tornar a empresa fornecedora integrada “Tier 1”, para os mercados nacionais e internacionais de sistemas complexos de engenharia, principalmente para a indústria aeroespacial e de defesa. Por meio do InvAKAER, a empresa desenvolveu soluções que estão em operação para os clientes, como os sistemas de simulação e realidade virtual. A Akaer conquistou retornos comerciais imediatos nos diferentes mercados de atuação e alcançou diferenciais competitivos de destaque.

Gestão da Inovação: Angelus Indústria de Produtos Odontológicos (Londrina, PR)

A Angelus é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos na área de saúde bucal. Oferece biocerâmicos para tratamento endodôntico (canais) e produtos em fibras de vidro e carbono para suporte de próteses dentárias. A empresa comercializa seus produtos para 86 países e possui uma base de distribuição na Flórida, nos Estados Unidos e uma filial no Japão na cidade de Osaka. Os principais destaques de gestão da inovação da empresa são os seus programas de inovação, como, o portal Angelus para novas ideias, o programa Angelus de apoio a pesquisa para incentivo a participação de pesquisadores externos, a bonificação por resultados e os sistemas de gestão de projetos de inovação. A empresa também utiliza ferramentas de destaque na área de pesquisa e desenvolvimento, realiza investimento expressivo para a inovação e possui uma área de inteligência para monitoramento do mercado. A organização possui diversas patentes internacionais e também obteve resultados financeiros expressivos em decorrência das ações de inovação.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: MIP Engenharia (Belo Horizonte, MG)

A MIP Engenharia foi fundada em 1961 e oferta projetos de engenharia em obras industriais, projetos de EPC (Engineering, Procurement, Construction) e Turn Key. A empresa implementou diversas ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho, como a análise de Aspectos e Impactos Ambientais Adversos, práticas de lean construction e campanhas “carona solidária” e “direção sem álcool”. Também aplica ferramenta contínuas de segurança, como a avaliação comportamental de desvios, registros relacionados ao comportamento seguro e à identificação de situações de risco. Esses esforços resultaram em indicadores significativos de segurança e saúde do trabalho, como zero acidentes nos últimos anos, boa taxa de satisfação dos funcionários e três premiações promovidas pela Vale como empresa destaque na gestão de segurança do trabalho em suas obras.

 

GRANDE EMPRESA

Inovação de Produto: WEG Equipamentos Elétricos (Jaraguá do Sul, SC)

A WEG fabrica motores elétricos, motorredutores, nobreaks, painéis elétricos, sensores industriais, tintas e vernizes. Atua nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, automação e controle industrial e segurança de máquinas. Sua principal inovação de produto é o WEG Motor Scan, uma solução para o monitoramento remoto de motores por meio de sensores não-invasivos capazes de medir temperatura, vibração e tempo de funcionamento. Esse produto reflete a estratégia da empresa em oferecer soluções completas e integradas baseadas em produtos, serviços e softwares. Construído a partir do uso simulações, inteligência artificial e redes neurais, o WEG Motor Scan pode proporcionar melhor gestão da manutenção e maior durabilidade dos equipamentos, bem como integrá-los às tecnologias e sistemas da Indústria 4.0. O lançamento deste e de outros produtos inovadores abriu novos mercados para a WEG. Os produtos também contribuíram para significativo aumento no faturamento e na receita operacional líquida da empresa.

Inovação em Processo: Natura Cosméticos (São Paulo, SP)

A Natura é uma multinacional brasileira de produtos cosméticos e de cuidados pessoais, vendidos por mais de 1,7 milhão de consultoras em todo país. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B-Corp no mundo, reforçando seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade. Além da marca “Natura”, é proprietária das marcas “The Body Shop” e “Aesop”. Entre as principais inovações em processos, estão a implementação de tecnologias de realidade aumentada na produção, o uso de impressão 3D para fabricação de peças de máquinas, a estruturação do “Centro de Excelência em Ágil”, responsável pela implementação da metodologia ágil em toda a organização e a adequação de seu processo produtivo às tecnologias da Indústria 4.0 por meio de veículos guiados automaticamente, robôs e inteligência artificial. O Centro de Excelência em Ágil tem funcionado como um agente para a transformação, integrando a gestão da mudança e os recursos humanos de forma transversal, garantindo agilidade e eficiência aos processos produtivos. A partir dessas iniciativas a empresa obteve significativo aumento da produtividade e importantes ganhos de desempenho no mercado.

Inovação em Marketing: Enel (Niterói, RJ)

A Enel é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. Inovação e sustentabilidade são dois pilares essenciais em sua atuação, que contempla toda a cadeia energética, com atividades de geração, distribuição, transmissão e comercialização, além de soluções em energia. As principais inovações em marketing da empresa incluem iniciativas para o fomento à diversificação da matriz energética nacional, o lançamento do primeiro V2G latino-americano, sistema que permite a carros elétricos devolver energia não-utilizada, a iniciativa “Ecoenel”, que oferece descontos na conta de energia a partir de resíduos recicláveis e o programa “Luz Solidária”, que viabiliza a venda de equipamentos eficientes com desconto de até 50%, que gerou a criação de mais de 200 projetos sociais por meio de crowdfunding. A empresa também se destaca pelos resultados financeiros e de mercado da Enel Green Power, Enel X e do setor de Trading. Essas e outras inovações contribuíram de forma expressiva para sua competitividade e atuação no mercado, tornando-se líder em distribuição de energia elétrica e geração de energia solar e eólica no País.

Inovação Organizacional: Embraco (Joinville, SC)

A Embraco é uma empresa global que desenvolve soluções inovadoras em refrigeração para os segmentos residencial, comercial, de distribuição e revenda. Possui um amplo portfólio que se destaca pela eficiência energética e alto desempenho, e entrega valor e inteligência aos seus clientes por meio de parcerias com startups e serviços digitais. A principal inovação organizacional foi a implementação do modelo de gestão de pessoas “Carreira W”, que define três pilares essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores: competências técnicas, de projetos e administrativas. Inicialmente, os colaboradores integram um “pool de talentos”, no qual têm a oportunidade de experimentar diferentes áreas para, posteriormente, tornarem-se líderes em um determinado assunto. Esse modelo permite que todos os talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam, garantindo que a Embraco desenvolva e retenha pessoas com diferentes perfis de liderança. Essas e outras práticas organizacionais inovadoras têm contribuído para maior agilidade nos processos decisórios e potencializam os esforços internos para o desenvolvimento de inovações em produtos e processos.

Gestão da Inovação: BASF (São Paulo, SP)

O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso dos seus clientes em quase todos os setores e países do mundo. A empresa tem seu portfólio organizado em cinco segmentos: químicos, produtos de performance, materiais e soluções funcionais, soluções para agricultura e petróleo e gás. A inovação é parte do dia a dia dos colaboradores, que contam com mecanismos, ferramentas e apoio institucionais para conduzirem iniciativas de inovação. Entre as práticas, se destacam o programa de sugestões de colaboradores BASF – EUREKA; o Prêmio BASF de Excelência; o programa de fomento ao intraempreendedorismo; o espaço AgroDigital, para agilizar o desenvolvimento de novas soluções para setor das agritechs; e a Metodologia InnoPET: Innovation Project Evaluation Tool, que avalia os riscos dos projetos tomando por base as probabilidades técnicas, de negócio e de nível de maturidade. Também merecem destaque os processos “Innovation Chain” e as práticas de gestão da propriedade intelectual. Esses e outros mecanismos de gestão têm garantido à BASF reconhecimento internacional como uma empresa de referência em gestão da inovação.

Destaque Saúde e Segurança no Trabalho: Aker Solutions do Brasil (São José dos Pinhais, PR)

A Aker é uma empresa que fornece equipamentos submarinos, soluções de engenharia, tecnologia e serviços em todas as etapas da cadeia de exploração de petróleo. Fundada em 1842 na Noruega, hoje o grupo está presente em mais de 20 países e é referência mundial em árvore de natal molhada para a exploração de petróleo. A empresa apresentou resultados e práticas de destaque em segurança e saúde no trabalho, como a implementação das ‘9 saving rules’ da IOGP (International Association of Oil and Gas Producers), práticas específicas de mapeamento de riscos para cada célula de produção e programas de conscientização de saúde para melhoria de hábitos alimentares e promoção de práticas esportivas com acompanhamento de profissionais. Uma de plantas no Brasil ficou conhecida internacionalmente por ter completado 17 anos sem acidentes de trabalho.

 

Confira mais informações sobre o evento no site http://www.congressodeinovacao.com.br/.

__________________________________________________________________________________

NÚMEROS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA

* Expectativa de público: 4 mil pessoas;
* 65 palestrantes de 12 países;
* 28 paineis de debates, palestras e pitchs de inovação;
* 12.500 metros quadrados de espaço para o evento.

__________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

CNI
Ariadne Sakkis

(61) 3317-8917 / 98111-7677
ariadne.sakkis@cni.com.br

Diego Abreu
(61) 3317-9696 / 99963-7417
t-diego.abreu@cni.com.br

João Pimentel
(61) 3317-9578 / 99996-6222
jpimentel@cni.com.br

SEBRAE
Andrea Sakeff

(61) 3348-7754
andrea.sekeff@sebrae.com.br

Larissa Meira
(61) 3348-7570 / 98111-1053
larissa.meira@sebrae.com.br

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas