Publicada em 9 de maio de 2019 às 2h31

FIEAM e CIEAM anunciam homenageados da Indústria 2019

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas anunciou ontem os nomes dos homenageados da indústria em 2019. O reconhecimento será prestado a Roberto Graziano, o Industrial do Ano; Schubert Pinto, Microindustrial do Ano; Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, Exportadora do Ano 2018; e o desembargador Flavio Pascarelli Lopes, que vai receber a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moyses Israel. O evento, em parceria com Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), será realizado no dia 24, no Salão de Festas do SESI Clube do Trabalhador, no São José 1.

Nascido em São Paulo (SP), Roberto Graziano construiu trajetória empresarial no setor, iniciada no final dos anos 80, no Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente preside o Conselho de Administração e é acionista majoritário da Magnum Indústria da Amazônia S/A e da MG Indústria da Amazônia Ltda. A Magnum é a maior fábrica de relógios da América Latina. Produz anualmente 10 milhões de unidades de relógio. E a MG Gold Indústria da Amazônia LTDA, mais equipada fábrica de manufatura de ouro da América do Sul e uma das cinco mais completas do mundo, com 95% dos equipamentos importados da Itália, referência mundial de qualidade no segmento.

De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, as empresas dirigidas por Graziano geram cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos. “Trata-se de um empresário bem-sucedido, com investimentos de sucesso na Zona Franca de Manaus (ZFM)”, destacou.

Schubert Pinto é fundador da Pharmakos D’Amazônia, uma das empresas pioneiras do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE). A empresa já foi sete vezes agraciada com o prêmio FINEP de Inovação, voltado para reconhecimento e divulgação de empresas, instituições e inventores com soluções inovadoras em forma de produtos, processos e metodologias.

A Pharmakos possui linha de 53 produtos fitoterápicos e cosméticos para saúde e beleza. Está no mercado de produtos naturais no norte e nordeste do Brasil, e expande os negócios para fora do país. De acordo com o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM), Marcelo Lima, a empresa investe no mercado europeu em Portugal, onde já tem um showroom na cidade de Porto.

Levantamento feito pelo CIN também confirma a Recofarma Indústria do Amazonas Ltda com o melhor desempenho nas exportações no Amazonas em 2018. Segundo o relatório do Sistema COD Brasil do CIN, a empresa exportou volume no valor de US$ 193.895.815, o que lhe confere o título de “Maior Empresa Exportadora do Amazonas em 2018”.

Ordem do Mérito

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (no biênio 2016-2018) e diretor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Amazonas (ESMAM), o desembargador Flavio Humberto Pascarelli Lopes foi escolhido pela FIEAM e CIEAM com a Medalha do Mérito Industrial Moyses Israel.

Pascarelli atualmente exerce atividade acadêmica na condição de professor das disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil, no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), mas já obteve avanços importantes à frente do TJAM, e promoveu alterações na Lei de Organização Judiciária do Amazonas com a criação da Central de Inquéritos da capital, Vara de Órfãos e Sucessões, Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, 3º Juizado “Maria da Penha”, entre outros.

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas