Publicada em 5 de novembro de 2018 às 3h31

Entidades da indústria reúnem especialistas para debater futuro do setor de saneamento básico

Realizado por CNI e ABCON, com apoio de ABDIB e ABIQUIM, Seminário Saneamento 2019-2022 discutirá saídas para o atraso histórico no setor. Para as entidades, tema deve ser prioridade para novo governo

 

Especialistas e representantes de entidades industriais se reunirão em Brasília, na quarta-feira (7), para debater o futuro do setor de saneamento e as oportunidades de ampliação dos investimentos nos serviços de água e esgoto. Realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Seminário Saneamento 2019-2022 tem como o objetivo discutir caminhos e propostas, como a Medida Provisória nº 844, que contribuam para o país reduzir o atraso histórico no atendimento à população.

O seminário é uma iniciativa da CNI com a Associação Brasileira das Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), com apoio da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Para as entidades, o saneamento básico precisa estar entre as prioridades do governo eleito, como agenda tanto da área de infraestrutura como de saúde pública.

A entidades reforçam a importância da ampliação dos investimentos em serviços de água e esgoto à população para superar os graves índices hoje observados no Brasil. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada. Metade da população não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Dos efluentes coletados, apenas 45% são tratados. Além disso, 1.935 dos 5.570 municípios brasileiros (IBGE), ou 34,7% do total, ainda registram epidemias ou endemias relacionadas à falta ou à deficiência de saneamento básico.

Segundo o estudo Saneamento Básico: Uma agenda regulatória e institucional, entregue em julho pela CNI aos candidatos à Presidência da República, para reverter esse quadro e atingir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), o Brasil precisa ampliar em 62% os investimentos no setor, o que significa aumentar a média anual de recursos para o setor dos atuais R$ 13,6 bilhões para R$ 21,6 bilhões.

ESPECIALISTAS – O Seminário Saneamento (2019-2022) será dividido em dois painéis, que discutirão oportunidades de ampliação dos aportes no setor e os investimentos privados e a eficiência na prestação de serviços em água e esgoto. O evento também contará com a apresentação de dois estudos inéditos. A consultoria KPMG divulgará o trabalho Necessidades de investimento para Universalização dos Serviços. O Instituto Trata Brasil, por sua vez, o documento A Infraestrutura que Salva Vidas – Benefícios Socioeconômicos da Expansão do Saneamento.

Conheça a programação completa e os expositores que participarão do Seminário Saneamento (2019-2022):

Alexandre Baldy, Ministro das Cidades
Senador Valdir Raupp (MDB-RO)
Senador Roberto Muniz (PP-BA)
Deputado Leonardo Quintão (MDB-MG)
Paul Procee, líder de Operações em Infraestrutura do Banco Mundial.
Martha Seillier, assessora-chefe da Casa Civil
Fernando Figueiredo, presidente da ABIQUIM
José Velloso Dias Cardoso, presidente da ABIMAQ
José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
Maria Silvia Bastos Marques, CEO do Goldman Sachs no Brasil
Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental
Christianne Dias, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA)
Rogério Tavares, coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ABDIB
Santiago Crespo, presidente do Conselho de Administração da ABCON

SAIBA MAIS
Seminário Saneamento (2019-2022)

Data: 7 de novembro (terça-feira)
Horário: 8h30 às 12h45
Local: Auditório do Edifício Armando Monteiro Neto
Endereço: Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco I – Asa Norte – Brasília – DF

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Superintendência de Jornalismo da CNI

(61) 3317-9942 / 9696
imprensa@cni.com.br

SITE
http://www.portaldaindustria.com.br/

REDES SOCIAIS
https://twitter.com/CNI_br
https://www.facebook.com/cnibrasil
http://www.youtube.com/user/cniweb

IMAGENS
https://www.flickr.com/photos/cniweb/

Comente esta notícia
Pular para a barra de ferramentas