FIEAM anuncia coordenadoria de Recursos Minerais | Sistema FIEAM >> Fieam
Publicada em 9 de março de 2018 às 3h08

FIEAM anuncia coordenadoria de Recursos Minerais

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, anunciou nesta quinta-feira (8), em reunião de diretoria, a criação de mais uma coordenadoria operacional da instituição, a de Recursos Minerais, com o objetivo de incentivar outras formas de desenvolvimento econômico para a região, além de congregar as empresas do setor mineral para uso sustentável das jazidas minerais do Amazonas. A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), João Orestes Schneider Santos.

Como diretores adjuntos da FIEAM vinculados a essa 13ª Coordenadoria Operacional, Silva anunciou os nomes de Renato Bonadiman, representante da DD&L Advogados Associados, como coordenador, e Newton Viguetti Filho, da Mineração Taboca AS, como subcoordenador. Os demais cargos foram preenchidos por empresários do setor mineral no Estado.

Portaria de criação da Coordenadoria entrou em vigor no ato da assinatura realiza na noite de ontem

“Frente à crise que atravessa o país, cujas graves consequências foram potencializadas aqui no Amazonas pela dependência da Zona Franca de Manaus, entende-se ser urgentíssimo incentivar alternativas econômicas para o nosso Estado, atuando em conjunto com as entidades coirmãs e o poder público para alavancar o desenvolvimento do Amazonas”, disse Antonio Silva.

Com desempenho em ações importantes voltadas para a diversificação das oportunidades de crescimento econômico, Silva destacou o potencial da mineração na Amazônia, razão pela qual iniciará o trabalho conjunto para tratar o assunto com responsabilidade e eficiência.

“O mundo todo volta os olhos para a nossa Amazônia esperando que trabalhemos com sustentabilidade as potencialidades naturais que nos são oferecidas. É imperioso desmistificar a tese de que a exploração mineral é o vetor de desmatamento e de outras mazelas ambientais. Por isso, iniciaremos um esforço conjunto para tratarmos dessas questões específicas da mineração”, ressaltou o presidente da FIEAM.

A iniciativa da Federação, como parceira do Governo do Estado, foi recebida com entusiasmo pelo titular da Seplancti. O secretário João Santos ressaltou a necessidade do trabalho em sintonia com a Subsecretaria de Mineração que está sendo organizada pela Seplancti para atender o setor mineral.

Secretário da Seplancti, João Oreste Schneider Santos, apresentou projetos para desenvolvimento de recursos naturais do Estado

“Dedicamos o tempo inicial dessa gestão na Seplancti para reorganizar a secretaria e introduzir no Estado esse novo setor exclusivamente de mineração”, disse Santos, salientando que a proposta de uma nova estrutura da Secretaria ainda aguarda a aprovação oficial do governo.

Se aprovada, a Subsecretaria de Mineração irá se juntar a outras três secretarias adjuntas, a de Ciência, Tecnologia e Inovação; a de Planejamento e a de Desenvolvimento.

À frente da Seplancti desde o início de 2018, o secretário apresentou na reunião de diretoria da FIEAM o resumo de suas atividades e projetos na gestão, que tem como principal foco o desenvolvimento de recursos naturais que, segundo ele, precisam ser inseridos nas atividades econômicas do Estado.

“Podemos aproveitar os recursos minerais com reservas medidas (gás, petróleo, nióbio, titânio, estanho, potássio, alumínio e caulim), e dinamizar a economia do interior do Estado”, disse João Santos.

Clique aqui para fazer o download da apresentação.