Publicada em 20 de abril de 2017 às 11h31

FIEAM anuncia homenageados da indústria em 2017

Presidente da FIEAM com os homenagedos do Industrial do Ano 2017, Carlos Conde e Alberto Almeida

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) vão homenagear em 26 de maio o empresário Carlos Alberto Souto Maior Conde, do setor de Panificação, com o título de Industrial do Ano de 2017. Para receber o título de Microindustrial do Ano foi escolhido Roberto Benedito de Almeida, da Marcenaria.

Em evento a realizar-se no SESI Clube do Trabalhador, a Recofarma Indústria do Amazonas, pela 10ª vez consecutiva, será reconhecida como a maior exportadora de 2016. Este ano as entidades também vão outorgar a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel ao empresário e político Amazonino Armando Mendes, e ao general de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

Personalidades da indústria amazonense

O amazonense Carlos Conde, de 70 anos, há 40 anos desempenha papel relevante na indústria tradicional com sua rede de panificadoras Conde do Pão, iniciada com uma mercearia que também comercializava pães, auxiliado pela irmã Iolanda Costa. A crescente demanda pelo produto levou o empresário a aproveitar a oportunidade de negócio em panificação e confeitaria.

Os irmão Conde abriram a primeira panificadora na própria casa do empresário, no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste, matriz de onde coordenam mais quatro filiais instaladas no Campos Elísios,  Chapada, Parque das Laranjeiras e Vieiralves, com 260 funcionários.

Roberto Almeida, amazonense de 72 anos, está no mercado de fabricação de móveis há 46 anos. O empresário é proprietário da marcenaria RB de Almeida, localizada em Petrópolis, onde emprega 10 funcionários e produz volume de 60 a 70 peças mensais para o comércio de atacado.

Exportadora de 2016

Empresa da The Coca-Cola Company, a Recofarma vai receber o título de maior exportadora do Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2016, por ter atingido volume superior a US$ 195 milhões de concentrados de bebidas.

A empresa desenvolve suas atividades há 27 anos no Amazonas e no ano passado os principais mercados atendidos foram Venezuela, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e Chile, além do mais novo país a entrar em seu portfólio, a Bolívia que já está entre o 3º e 4º países que recebem xaropes e concentrados da Recofarma, matéria-prima para fabricação de refrigerantes e sucos.

Mérito Industrial Moysés Israel

Ao anunciar os homenageados, o presidente da FIEAM, Antonio Silva, destacou os homenageados com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel. Amazonino Mendes, de 77 anos, receberá a maior condecoração da indústria por se destacar na política e contribuir com a educação, cultura, saúde e economia. Em sua longa trajetória, o político desempenhou os cargos de prefeito, governador e senador.

O general Theophilo, carioca de 62 anos, foi comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA) durante os anos de 2014 a 2016, após comandar a 12a Região Militar de Manaus.  Em sua passagem pelo CMA, liderou o Programa Amazônia Conectada, Programa Pró-Amazônia, e o Sistema de Monitoramento de Fronteiras, inciativas que buscam o desenvolvimento da região, baseado na sustentabilidade econômica e sem degradação do meio ambiente.

Vale ressaltar que a Medalha de Ordem do Mérito Industrial recebeu neste ano o nome do fundador da FIEAM, Moysés Israel, falecido no último dia 7 de julho. De acordo com Antonio Silva, “Moysés Israel” complementa o nome da maior honraria concedida pela FIEAM às pessoas que, assim como ele, contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Amazonas.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM