Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas homenageia empresa Virrosas

Com 110 anos de funcionamento ininterrupto no Amazonas, a indústria Virrosas recebeu homenagem nesta manhã (24) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pela contribuição à economia e geração de centenas de empregos diretos e indiretos. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Adjuto Afonso, ocorreu em sessão especial no Plenário Ruy Araújo.

Na ocasião, o sócio-diretor da Virrosas, Pedro Monteiro Rosas, compartilhou um breve histórico da fábrica que foi fundada em 1913 por seu avô, Virgílio Rosas, que inicialmente realizava a fabricação de licores e conhaques, xaropes para refresco e engarrafava vinho importado e nacional.

“As matérias-primas eram importadas de Portugal, como por exemplo os vinhos que eram trazidos em barris de 400 litros, confeccionados em madeira de carvalho. Como era economicamente inviável retornar esses barris para a Europa, Virgílio Rosas, então, teve a ideia de usá-los como equipamentos para a produção de vinagre. Portanto, da inventividade para o reaproveitamento, nasceu a tradição de produção de vinagre”, detalhou Rosas, que também é diretor da Federação das Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM) e presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação de Manaus.

O empresário agradeceu aos incentivadores do avanço das operações da empresa, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva e seu vice-presidente, Nelson Azevedo, assim como Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Banco da Amazônia.