Censo 2022: IBGE abre mais de 3 mil vagas, no Amazonas
Há vagas para todos os municípios do Estado. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de dezembro, para concorrer a uma das vagas para os cargos de recenseador, e de agente censitário municipal (ACM)/agente censitário supervisor (ACS), pelo site da Fundação Getúlio Vargas.
Para o cargo de recenseador, o candidato deve ter ensino fundamental completo; e para os cargos de agente censitário municipal/agentes censitários supervisor, o ensino médio completo.
Além disso, também estão abertas 37 vagas para o cargo de Agente Censitário de Administração e informática (ACAI), distribuídas em 24 municípios do Amazonas, com inscrições até o dia 10 de janeiro de 2022, pelo site da IBFC.
FIEAM é uma das parceiras do IBGE no Censo 2022
A FIEAM fez uma parceria com o IBGE, e está colaborando com o Instituto, ficando à disposição para conceder espaços para servirem como postos de coleta e também como salas de treinamento dos profissionais que atuarão no Censo Demográfico 2022. Além disso, a FIEAM se dispôs a colaborar no que for possível com o IBGE, inclusive na divulgação do Censo 2022, para que toda a população receba bem os recenseadores.
Isenção de taxa para pessoas de baixa renda
Os processos seletivos para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Para recenseador, o pedido deverá ser feito até o dia 29 de dezembro. Após o envio dos dados e documentação necessária, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será no dia 11 de janeiro, cabendo recursos nos dias 12 e 13 de janeiro. No dia 24 de janeiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá pagar a taxa até o dia 25 de janeiro.
Devolução da taxa do processo seletivo cancelado
A devolução da taxa de inscrição do processo seletivo simplificado do Censo 2021, cancelado em outubro, pode ser solicitada no Portal do IBGE. O valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos na seleção do Censo 2020.