Mostra da Qualidade começa segunda com transmissão on-line

Começa nesta segunda-feira (16), no Auditório da Suframa, a 21ª Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade. Em três dias, as 21 organizações finalistas do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), vão disponibilizar ao público práticas de gestão pública, projetos com foco em redução de custos, aumento de produtividade, eficiência e melhoria de processos. As apresentações da Mostra, pela primeira vez sem público, serão transmitidas on-line, na página do PQA no YouTube (www.youtube.com/PQAAmazonas).

Ao anunciar a abertura da mostra, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, que promove o PQA, destacou o esforço empreendido ao longo do ano pela equipe do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI), especialmente ao lidar com eventuais mudanças na rotina das organizações durante a pandemia e manter a tradicional premiação que acontece há 27 anos no Estado. Silva também destacou a presença de sete organizações militares como finalistas da modalidade Gestão. Na modalidade Processo, além de indústrias de grande e médio porte, como Yamaha e Moto Honda, estão a empresa Águas de Manaus, com dois projetos, e a escola de idiomas Aliança Francesa de Manaus. São 16 finalistas nessa modalidade.

A coordenadora do  PQA, Erlen Montefusco, disse que apesar das medidas de prevenção ao covid-19, a preparação para este 27º PQA não sofreu as consequências do isolamento social porque o processo é planejado com alguma antecedência. “As indústrias inscritas no Prêmio, assim como as organizações públicas encararam a pandemia de forma bastante proativa, corajosa e criativa”, disse Erlen. Houve atendimento virtual e treinamento personalizado para as organizações que solicitaram e, no final do processo, o evento ainda teve 26 inscritos.

“A resposta das organizações inscritas no Prêmio foi uma rápida adaptação ao novo cenário, sempre com foco na preservação da vida e cientes de que esse olhar diferente deve permanecer por algum tempo”, disse a coordenadora. De acordo com Erlen Montefusco, não houve mudança nos critérios de avaliação do Prêmio. “Tivemos que nos adaptar para realizar as visitas, que ocorreram em um período muito maior de tempo, com quantidade reduzida de avaliadores, mas sem perder a qualidade e atendendendo a todos os procedimentos de segurança”, disse ela.

A Mostra de Gestão e Melhorias Para Qualidade acontece a partir desta segunda-feira e segue na terça (17) e quarta-feira (18), de 9h às 16 horas, no Auditório da Suframa, no Distrito Industrial, mas só com os finalistas apresentando-se em horário previamente marcado, e a banca de juízes. Todas as apresentações terão transmissão simultânea no canal do PQA no YouTube (www.youtube.com/PQAAmazonas).

 

PROGRAMAÇÃO – 16/11 – Segunda-feira

Manhã

9h – Abertura

9h20 – 1º Batalhão de Comunicações de Selva

Apresentação do Modelo de Gestão

10h10 – SEMP TCL Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos S.A.

Tema: Aumentar a capacidade produtiva no processo de teste na linha de Wi-Fi

10h50 – HDL da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda

Tema: Redução do custo da não qualidade da família dos porteiros eletrônicos

Tarde

14h – SONY BRASIL LTDA

Tema: Melhoria de qualidade no processo de produção do painel LCD

14h40 – MUSASHI DA AMAZÔNIA LTDA

Tema: Automatização do controle de dados de eficiência da produção

15h20 – Aliança Francesa de Manaus

Tema: Disponibilização do teste de proficiência em língua francesa em nível C1 e C2 em Dalf (diploma aprofundado em língua francesa) na cidade de Manaus

16h – FLEXTRONICS DA AMAZÔNIA

Tema: Redução de perdas no processo produtivo mobile